Comunidades de todo o Brasil celebrarão a Semana Nacional da Família, que iniciará no próximo domingo, Dia dos Pais, e prosseguirá até 15 de agosto (16/08 no caso da nossa paróquia). Para auxiliar nas atividades de oração e reflexão, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) prepararam o subsídio “Hora da Família”. O texto propõe sete encontros voltados às famílias, jovens, crianças, casais de namorados e noivos.
A edição do "Hora da Família" está em sintonia com o tema do Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá no mês de setembro, na Filadélfia, com a presença do papa Francisco. O tema de ambos os eventos é "O amor é a nossa missão: a família plenamente viva".
O bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão para a Vida e a Família, dom João Bosco Barbosa, convida a todos a celebrar a família. "Quero lembrar que o amor é a nossa primeira missão. Por isso, gostaríamos que você conhecesse o subsídio ‘Hora da Família’, como uma forma de animar toda a vida familiar na sua diocese, paróquia e comunidade", exorta.
Dom João explica, ainda, que o subsídio Hora da Família busca abranger todos os aspectos da vida familiar, especialmente aqueles que são mais desafiadores.
No site da Pastoral Familiar (clicar aqui), estão disponíveis materiais de apoio para a Semana Nacional da Família.
Celebrar a família - Segundo o assessor nacional da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), padre Moacir Silva Arantes, a Semana Nacional da Família é um momento valioso para testemunhar publicamente os valores da família.
"É preciso reconhecer o valor da vida e da família. Só assim perceberemos como vale a pena lutar, trabalhar, esforçar-se em favor de ambas. Aproxima-se, neste segundo semestre, a Semana Nacional da Família. É uma oportunidade de demonstrarmos, como Igreja e como cidadãos, não só aquilo que cremos, mas também aquilo que desejamos para nossas famílias, para nossas cidades e para nosso país", pontua o sacerdote.
Confira os encontros sugeridos pelo subsídio e o agendamento feito pela PF-PSFA, coordenada pelo casal Serginho Carvalho e Márcia Miranda, contemplando nossas oito comunidades:
09/08 (domingo): Celebração de abertura - Reconciliação e Paz, local: Igreja Matriz do São Francisco, missa das 19h, que deve ser celebrada por Frei Ribamar Ferreira, com assistência do Diácono Rachid.
10/08 (segunda-feira): 1º Encontro - Gerados no amor de Deus, local: Comunidade Santa Luzia, às 19h30min, casal responsável: Almir Reis e Chrystina Belfortt.
11/08 (terça-feira): 2º Encontro - Sexualidade: Dom de Deus, local: Comunidade Nossa Senhora das Graças (Morro), às 19h30min, casal responsável: Danierick e Leydyana Mendes.
12/08 (quarta-feira): 3º Encontro - Homem e mulher construindo um matrimônio santo, local: Comunidade Santo Antônio (Ilhinha), às 19h30min, casal responsável: Edmilson Lemos Filho e Jeanny Ferreira.
13/08 (quinta-feira): 4º Encontro - Criando o futuro, local: Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Buriti), às 19h30min, casal responsável: Flávio e Marcilia de Souza.
14/08 (sexta-feira): Celebração da Palavra - Fidelidade e perseverança e 5º Encontro - Todo o amor dá frutos, local: Comunidade São José (Residencial Jansen), às 19h30min, casal responsável: Paulo Roberto Araujo Filho e Gisele Cardoso de Araujo (Pascom).
15/08 (sábado): Celebração - Fecundidade conjugal e familiar, local: Comunidade Jesus o Bom Pastor, missa das 17h a ser celebrada pelo pároco Frei Valdo Nogueira com auxílio do Diácono Marinaldo Oliveira, casal responsável: Fabiano e Ana Eugênia Furtado.
15/08 (sábado): Terço da Sagrada Família na Igreja Matriz do São Francisco às 18h, tema: 6º Encontro - Família, esperança de Deus para o mundo, seguido de Missa das Famílias com bênção das grávidas, a partir das 19h, celebrada por Frei Ribamar Ferreira com assistência do Diácono Getúlio Silva.
16/08 (domingo): Celebração de encerramento da SNF - Vida consagrada e familiar, missa das 8h30min na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Jaracaty), liturgia coordenada por Maria do Socorro Castro, a ser celebrada por Frei Ribamar, seguida de café da manhã compartilhado com a Pastoral.
O 7º Encontro - tema: Igreja, mãe e mestra provavelmente será trabalhado numa reunião de espiritualidade posterior.
Adquira o subsídio - O subsídio "Hora da Família" está disponível para compra na Secretaria Paroquial da Matriz por apenas 3 reais, e com os casais coordenadores paroquiais, (arqui)diocesanos e regionais da Pastoral Familiar ou no site: www.lojacnpf.org.br
(Com informações da CNBB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário