PASTORAIS


PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (clique para ver a página da Pascom)

Missão: Comunicar as ações evangelizadoras a todas as comunidades que compõem a paróquia, isso de forma prática, direta, objetiva, transformadora e principalmente participativa. Promover a comunicação na Paróquia: diálogo, relacionamentos democráticos, comportamentos abertos.

Coordenação: Paulo Roberto Araujo Filho, Adeilce Azevedo e Gisele Araujo.

Reuniões: Segundas-feiras às 19h30min na Matriz São Francisco.

Responsável Espiritual: Frei Valdo Nogueira.

PASTORAL DO BATISMO

Missão: O Batismo é o ponto de partida da vida de todo cristão, pois é o primeiro sacramento que recebemos. Ao receber o batismo, somos incorporados à Igreja como membros participantes de sua missão. É por meio do Batismo que participamos da Redenção que Jesus nos conquistou com o Seu precioso sangue. O objetivo da Pastoral do Batismo é conscientizar pais e padrinhos sobre o valor do Sacramento do Batismo e dos  demais sacramentos. Atualmente, o esforço pastoral segue no sentido de mostrar que o batismo seja, cada vez menos, um rito puramente tradicional e social, e cada vez mais uma entrada consciente do homem para o mundo de Cristo e seu Evangelho.

Coordenação: Luiz Gonzaga Espínola.

Responsável Espiritual: Frei Valdo Nogueira.

PASTORAL FAMILIAR (clique para ver a página da Pastoral)

Missão: A missão evangelizadora da Pastoral Familiar é a defesa e promoção da pessoa em todas as etapas e circunstâncias da vida e a defesa dos valores cristãos para o matrimônio e os relacionamentos pessoais e familiares. Para isso, é imprescindível promover articulações dentro e fora da Igreja, para defender a vida em todas as suas etapas e dinamizar e orientar ações em favor da família. A Pastoral Familiar possui quatro metas principais: Fazer da família uma comunidade cristã; Fazer com que a família seja santuário da vida; Resgatar para a família seu justo valor de célula primeira e vital da sociedade; Tornar a família missionária e Igreja doméstica.



Coordenação: Sérgio Carvalho e Márcia Miranda.

Reuniões: Quartas-feiras às 20h na Matriz São Francisco.

Responsável Espiritual: Frei Valdo Nogueira.

PASTORAL DA CATEQUESE

Missão: Iniciar crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé cristã. Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação cristã à luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivência comunitária. Realiza encontros semanais de formação, onde são apresentados temas do nosso cotidiano, iluminados pela Palavra de Jesus que nos traz a vontade do Pai, na força do Espírito, onde buscamos do verdadeiro sentido da vida e mudanças de atitude em relação a Deus, ao irmão e à irmã e à Terra.

Coordenação: Dália e Débora (vice).

Responsável Espiritual: Frei Raimundo Nonato Moreira.

PASTORAL DO DÍZIMO

Missão: O Dízimo é um ato de amor e um gesto de partilha. Nós não pagamos o Dízimo, nós o devolvemos, já que tudo o que somos e temos pertence a Deus.
Compreender a importância do dízimo significa entender a nossa participação na comunidade. Quando devolvemos o dízimo, devemos fazê-lo como oração e agradecimento a Deus e não apenas depositar o resto que nos sobra. O primeiro objetivo da Pastoral do Dízimo é ajudar cada cristão a se conscientizar sobre a experiência pessoal com Jesus Cristo e a sua missão como discípulo, missionário, membro da comunidade eclesial. O dízimo manifesta a união da comunidade, é fruto da oração, do trabalho e da vivência litúrgica e catequética.  Os cristãos participam do dízimo porque compreenderam o significado de ser Igreja, comunidade, a serviço da construção do Reino de Deus.

Coordenação: Elza Vieira.

Responsável Espiritual: Frei Valdo Nogueira.

PASTORAL DA SOBRIEDADE

Missão: A Pastoral é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química e outras Dependências. É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.

Coordenação: Josimar Costa e Maria do Socorro (vice).

E-mail: josimarcostapci@hotmail.com

Reuniões: Quintas-feiras às 20h na Matriz São Francisco.

Responsável Espiritual: Frei Borges.

PASTORAL SOCIAL

Missão:  Concretizar em ações sociais e específicas a solicitude da Igreja diante de situações reais de marginalização. Alertar para a tarefa de identificar, entre os filhos e filhas de Deus, os rostos mais sofridos, com vistas a dedicar-lhes uma solicitude pastoral específica. Integrar em suas atividades a fé e o compromisso social, a oração e a ação, a religião e a prática do dia a dia, a ética e a política. A ação social é condição indispensável da vivência cristã. O compromisso sócio-político não é um apêndice da fé. Ao contrário, faz parte inerente de suas exigências. A fé cristã tem, necessariamente, uma dimensão social.

Reuniões: Terças-feiras às 20h na Matriz São Francisco.

Coordenação: Patrícia de Paula Ribeiro e Maria de Fátima Barbosa (vice).

Responsável Espiritual: Frei Valdo Nogueira.

PASTORAL LITÚRGICA

Missão: Organizar, preparar e fazer acontecer todas as celebrações litúrgicas dentro da comunidade, pois a liturgia não é composta somente pela celebração das missas, mas também pelas celebrações de batizados, casamentos, exéquias, adorações, procissões e de todos os outros ritos sacramentais da paróquia. Com isso, a Pastoral Litúrgica atinge o objetivo de fazer com que toda a comunidade experimente o verdadeiro significado destas celebrações e consiga fazer destes momentos um verdadeiro encontro com Deus.

Reuniões: Sábados às 16h na Matriz São Francisco.

Coordenação: Kátia Ferreira.

Responsável Espiritual: Frei Valdo Nogueira.

PASTORAL DA JUVENTUDE

Missão: Evangelizar os jovens de todas as classes no meio em que eles vivem e atuam, anunciando a Pessoa e o Projeto de Jesus Cristo Libertador com vista a uma prática libertadora na igreja, na sociedade, na família e em todos os momentos de sua vida.

Coordenação: Jeane Alcântara, Thairo Targino, Cícero Newton, Tatiane e companhia.

E-mail: thairotargino@yahoo.com.br

Reuniões às sextas-feiras

Fones: 98202-4464, 98715-5600.

Responsável Espiritual: Frei Raimundo Nonato Moreira.

CONSELHO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS PAROQUIAIS (CAEP)

Composição: Frei Valdo Nogueira (presidente), Margarida (contadora), Jeane Alcântara, Paulo Roberto Araujo e Graça Eugênio.

CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAIS (CPP)

Composição: Frei Valdo Nogueira (presidente), os oito presidentes de cada conselho de comunidades, 1 Diácono permanente: Getúlio, Irmã Rosário (representando as religiosas), Conceição Brito e Dona Da Luz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário