sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Imagem de Nossa Senhora Aparecida superlota Paróquia do Cohafuma após visita ao Comando Geral da Polícia Militar

A Igreja de Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no Cohafuma, ficou pequena para acomodar o grande número de fiéis que para lá se dirigiu para ver de perto e homenagear a imagem peregrina da nossa mãe Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e participar da missa celebrada pelo arcebispo de São Luís/MA, Dom José Belisário da Silva, na noite desta quinta-feira (13/08/2015) às 18h. Todos queriam fazer seu registro pessoal junto à imagem, bem como rezar, cantar e exaltar a mãe de Jesus e nossa. Confira mais fotos de Adeilce Azevedo em nossa página da Pascom no Facebook. 
Uma bela celebração foi programada pela equipe de liturgia paroquial para a missa presidida pelo arcebispo, concelebrada com o pároco Padre Cláudio Corrêa, o Padre Missionário Redentorista Geraldo Rodrigues (vindo de Aparecida/SP como guardião da imagem) e outros sacerdotes da paróquia e da forania, com a assistência de dois diáconos. A comunidade participou ativamente na procissão de entrada, na entronização da Palavra e sua proclamação e na Oração dos Fiéis.
Foi tocante a homilia de Dom Belisário, lembrando que Maria é a arca da nova aliança. Enfatizou, ainda, o “sim” de Maria ao proclamar “faça-se em mim segundo a Vossa Palavra” e o pedido de Maria para todos nós, nas bodas de Caná: “façam tudo o que Ele vos mandar”.
As músicas escolhidas foram entoadas por toda a assembleia, um público estimado de 1.500 pessoas, fazendo ecoar bem forte o amor e a devoção dos católicos a Maria, mãe de todos nós. Após a comunhão, os membros do Apostolado da Oração e da Legião de Maria levaram flores brancas para colocar aos pés da imagem, fazendo a renovação de sua consagração, seguida pela consagração de todos os presentes a Nossa Senhora e da bênção final.
A imagem peregrina saiu ontem do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Monte Castelo, depois da missa do meio-dia, a carreata partiu por volta das 14h. Ela cruzou a Ponte Bandeira Tribuzzi e entrou em nosso território da Paróquia São Francisco de Assis às 14h30min, passando pela Avenida Carlos Cunha no Jaracaty, sob as bênçãos de nossa humilde comunidade paroquial Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Antes das 15h, o cortejo fez uma parada para agraciar as forças de segurança pública do estado.
O Comando da Polícia Militar do Maranhão recebeu, na tarde desta quinta-feira (13/8), a imagem peregrina da Padroeira do Brasil. Conduzida pelo missionário redentorista, a imagem foi recebida pelo subcomandante da PM, coronel Raimundo Nonato Sá, e pelos capelões da polícia, padres Meireles e Antônio Baldez.
A santa chegou ao quartel por volta das 15h. Assim que foi retirada da berlinda, os policiais e familiares que a aguardavam no pátio de entrada do quartel a receberam com cânticos e aplausos. Em meio a orações, muitos devotos aproximavam-se da imagem, tocavam, faziam o sinal da cruz e fotografavam.
Na ocasião, padre Meireles falou da oportunidade única do Quartel em receber a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e leu o Evangelho de Lucas 1,39, que fala do encontro de Maria com sua prima Isabel. Em seguida, o coronel Mariano manifestou, em nome dos policiais e familiares, a satisfação em receber a padroeira do Brasil.
“Agradecemos aos religiosos e à Igreja Católica por trazer até nós a imagem de Nossa Senhora, que é a mãe escolhida por Deus para cuidar do seu filho. Que Nossa Senhora Aparecida possa abençoar a todos os policiais, as nossas famílias e o nosso estado para que possamos ter um estado mais tranquilo e com segurança”, disse o coronel.
A imagem permaneceu no Comando da PM pouco mais de 20 minutos. Tempo suficiente para a senhora Neusa dos Santos, de 84 anos, chegar perto e se emocionar.
“Sou devota de Nossa Senhora Aparecida, já fui ao Santuário três vezes e estou muito feliz em vê-la aqui no Maranhão”, disse.
Do quartel, a imagem foi levada em carreata até a igreja de Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no bairro do Cohafuma, onde mais devotos puderam encontrar-se com a santa e aguardar a missa das 18h, presidida pelo arcebispo Dom José Belisário.
Antes da celebração, a igreja superlotada viveu momentos de preparação com a oração do Terço dos Homens, uma bela apresentação musical do coral Madrigal de Santa Cecília, uma linda menina vestida de Nossa Senhora Aparecida e os dons de canto de Padre Cláudio Corrêa fazendo toda a assembleia cantar junto diversas músicas marianas e de consagração. A missa reuniu paroquianos de várias paróquias da Forania São Luís Rei de França, incluindo a nossa, do São Francisco.
Após o comentário inicial de Dona Lúcia Leal, a procissão de entrada, o Ato Penitencial e o Hino de Louvor, houve a bonita entronização da Palavra com homens representando os pescadores que encontraram a imagem milagrosa nas águas do Rio Paraíba em 1717 e os símbolos da arca do Cordeiro, da rede de pesca, do remo e as tochas. A Primeira Leitura, extraída do capítulo 9 do Livro do Profeta Isaías, foi proclamada por Dona Angélica destacando o trecho inicial: "O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos". Em seguida foi cantado por Dona Euzeline um trecho do Salmo 112 com o refrão coletivo "Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!"
Na Segunda Leitura, tirada do capítulo 4 da Carta de São Paulo aos Gálatas e proclamada por Dona Ângela, o apóstolo das nações anunciou: "Irmãos: Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva". Daí o Evangelho (Lucas 1, 39-47) foi proclamado pelo Diácono Renato Fontoura relatando o encontro de Maria com Isabel: "Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamOu: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu".
Depois da homilia do arcebispo, da profissão de fé, da leitura das preces da assembleia por Lúcia Nascimento e do Ofertório, Dom Belisário proclamou a Oração Eucarística III alternando com os concelebrantes, sendo que as respostas foram cantadas pelo grupo musical liderado por Edilson Gusmão. Daí foram rezados o Pai-Nosso e a Oração pela Paz, chegou o momento fundamental da distribuição da Sagrada Eucaristia às centenas de fiéis presentes, seguida da fala de Padre Geraldo Rodrigues sobre a Campanha dos Devotos com as revistas do Santuário Nacional, da bela marcha de pós-comunhão com as legionárias, do canto de consagração a Nossa Senhora Aparecida entoado por Padre Cláudio e muitas vozes, e da bênção final. A santa permaneceu na igreja até esta sexta-feira (14/08), estava prevista missa hoje às 7h e uma celebração de despedida às 14h no Cohafuma, de onde a imagem sai em carreata às 15h rumo à Paróquia da Vila São Luís em Paço do Lumiar, pastoreada pelo Padre João Rezende Filho (jovem criado na nossa Comunidade Jesus o Bom Pastor, do Renascença I), lá haverá missa hoje por volta das 18h.
A Pastoral da Comunicação da Paróquia São Francisco de Assis foi a responsável direta pela cobertura da missa da santa na Forania C em nível arquidiocesano e escalou cinco agentes que foram bem acolhidos por Padre Cláudio no Cohafuma (Adeilce Azevedo, Gisele Cardoso, Paulo Araujo Filho, Claydson Miranda e Graça Eugênio), sendo que Franci Monteles, da Pascom da Paróquia São Paulo Apóstolo, registrou a visita no Comando Geral da PM, e a Pascom Sé acompanhou a carreata.
(Fotos: Pascom SFA/Pascom SPA, texto: Adeilce Azevedo, Paulo Araujo Filho e Franci Monteles) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário