segunda-feira, 25 de maio de 2015

Jovens são acolhidos em missa emocionante de Pentecostes com Igreja Matriz cheia

A Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis ficou quase lotada na noite deste domingo (24/05/2015) para a celebração final da Solenidade de Pentecostes, que recebeu de volta de braços abertos o grupo de 100 jovens que participaram durante dois dias do III Retiro da Pastoral da Juventude, trabalhando o tema "E ficaram cheios do Espírito Santo" na Casa de Retiros Oásis. A emocionante missa foi celebrada pelo pároco Frei Valdo Nogueira, com assistência do Frei Antônio de Bastos Borges, e no final teve uma grande bênção de envio aos jovens, à Pastoral Familiar e a todos os representantes de pastorais, comunidades, movimentos, grupos e serviços da paróquia, que saíram numa pequena procissão: "Ide para a missão e o Espírito Santo de Deus vos acompanhe".
Nas duas missas do Domingo de Pentecostes na Matriz foi observado o tema principal do Tríduo: "A Igreja vive no Espírito de Cristo". A celebração da noite teve como condutores da liturgia a Pastoral da Juventude, a Pastoral Familiar (Acolhida e preces), Coroinhas e Acólitos, Comunidade Matriz e Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A animação musical ficou por conta de Ricardo Balic Silva e seu talentoso grupo da RCC (Renovação Carismática Católica). Os 100 jovens do Retiro foram recebidos com cantos da PF de "Sejam bem-vindos".
Como ocorreu nos três dias anteriores, na procissão de entrada cada grupo noitante apresentou seu símbolo, bandeira ou imagem na frente do altar, falando um pouco sobre o carisma, missão e objetivos da ação evangelizadora de cada qual. Depois os símbolos foram colocados na mesa dos carismas sob o pano vermelho e a pomba do Espírito, espaço próximo do Cantinho do Dízimo que finalmente ficou completo e muito bonito.
No comentário inicial, a comentarista Jeane Alcântara (PJ/Comunidade Santa Luzia) falou sobre a alegria do Dia de Pentecostes que congrega os jovens e todas as idades numa mesma fé e numa só família, com os dons do Espírito Santo que nos movem a viver em fraternidade. A garotada do Retiro ficou concentrada na frente nos assentos do lado esquerdo do altar. Depois da saudação inicial do celebrante invocando a Santíssima Trindade, do Ato Penitencial cantado e de um empolgante canto do Glória, a Primeira Leitura, extraída do capítulo 2 do Livro dos Atos dos Apóstolos, foi proclamado pela jovem Fernanda Lopes (Comunidade Matriz), relatando como todos os discípulos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas. Em seguida, o Salmo 103 foi bem cantado pelo jovem Marcus Vinícius (Comunidade Santa Luzia) com o refrão "Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai." Na Segunda Leitura, oriunda do capítulo 12 da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, o jovem Thalyson Silva (Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro) destacou que "fomos batizados num único Espírito para formarmos um único corpo." Então Gilmar Lemos (Comunidade Santo Antônio) cantou bonito a Sequência de Pentecostes.
O Evangelho do dia (João 20, 19-23) foi proclamado em canto gregoriano pelo Frei Borges com ênfase nas palavras de Jesus: "Assim como o Pai me enviou também eu vos envio: Recebei o Espírito Santo!". Em sua motivadora homilia, Frei Valdo falou sobre como 50 dias depois da Páscoa Cristo cumpriu sua promessa de enviar aos seus discípulos o Espírito Santo, que os capacitou a anunciar a Boa Nova às pessoas em várias línguas, e como esses diferentes povos estrangeiros compreenderam a mensagem em seu próprio idioma. Maria estava no Cenáculo com os apóstolos em oração naquele dia de Pentecostes, por isso é reconhecida como Mãe da Igreja. O celebrante destacou três pontos importantes: a fé que recebemos no Batismo, a gratuidade do amor de Deus por nós, e os frutos gerados pelos dons do Espírito. Mas o Consolador que nos impulsiona não é somente um presente divino, é um chamado à missão, pois Jesus nos envia ao mundo assim como o Pai o enviou. Por isso, devemos orar pedindo: "Vinde, Senhor Jesus", concluiu o frei.
Após a profissão de fé no Creio, Paulo Roberto Araujo Filho (representando a Pastoral Familiar) apresentou as preces da assembleia com a resposta coletiva "Renovai-nos, Senhor, com vosso Espírito" encerrando com um pedido pelos jovens do Retiro. Depois do Ofertório e da Oração Eucarística I, aconteceu o momento principal da distribuição da Eucaristia. No pós-comunhão, Jeane Alcântara falou sobre as dificuldades enfrentadas para a realização do Retiro, maiores que nas duas primeiras edições, e agradeceu a todos que colaboraram para o sucesso do evento com suas doações. Aí os jovens participantes subiram os degraus do altar e fizeram um belo canto pentecostal, alguns chegando às lágrimas, foi emocionante. No final, Frei Valdo chamou ao altar os integrantes da Comissão Dirigente da Pastoral da Juventude, elogiou-os pela superação de momentos angustiantes e pediu para eles uma salva de palmas do público presente.
Em seguida o pároco convidou para se juntar à homenagem os membros da Pastoral Familiar, lembrando como famílias e juventude devem estar intimamente ligadas, e também chamou para a bênção de envio os representantes de todas as pastorais, movimentos, comunidades e serviços com seus símbolos que estavam colocados na Mesa dos Carismas. Por fim, todos saíram seguindo a cruz levada pelos acólitos à frente da pequena procissão que passou pela praça da igreja e entrou pela porta lateral terminando na sacristia. Foi uma celebração belíssima, parabéns a todos que dela participaram. Afinal: "Ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor a não ser no Espírito Santo. Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum." (1 Cor 12, 3b-7).
Na missa da manhã na Matriz, também celebrada por Frei Valdo, prepararam a liturgia os seguintes grupos: a Pastoral Catequética, a Pastoral do Batismo, o Centro de Obras Sociais, os Ministros da Palavra e a Comunidade Santo Antônio. A celebração começou logo depois da Vigília de Pentecostes, iniciada às 21h da noite de sábado com Adoração ao Santíssimo Sacramento entrando pela madrugada e terminando pela manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário