O vigário-paroquial Frei Ribamar Ferreira celebrou na noite desta segunda-feira (03/08/2015) a missa na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis, seguida de louvor e adoração com animação musical do Grupo de Oração São Francisco da Renovação Carismática Católica, coordenado pelo casal Robert Gonçalves de Araújo e Adriana Carvalho. A cor litúrgica foi o verde, por ocasião deste início da 18a Semana do Tempo Comum.
Após a procissão de entrada, a invocação da Santíssima Trindade e o Ato Penitencial, a Primeira Leitura, tirada do capítulo 11 do Livro dos Números, foi proclamada narrando o inconformismo de Moisés com a ingratidão do povo no deserto, a ponto de ele desabafar com o Senhor nesses termos: "Acaso fui eu quem concebeu e deu à luz todo este povo, para que me digas: 'Carrega-o ao colo, como a ama costuma fazer com a criança; e leva-o à terra que juraste dar a seus pais! Onde conseguirei carne para dar a toda esta gente? Pois se lamentam contra mim, dizendo: 'Dá-nos carne para comer!'. Já não posso suportar sozinho o peso de todo este povo: é grande demais para mim. Se queres continuar a tratar-me assim, peço-te que me tires a vida, se achei graça a teus olhos, para que eu não veja mais tamanha desgraça". Em seguida foi recitado um trecho do Salmo 80 com o refrão conjunto "Exultai no Senhor nossa força".
Então, o Evangelho do dia (Mateus 14,13-21) foi proclamado pelo celebrante relatando o milagre da multiplicação dos pães: "Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama.
Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuiram às multidões. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens,
sem contar mulheres e crianças."
A reflexão da liturgia diária da CNBB comenta: "Uma das coisas mais importantes que nos são apresentadas a partir do sacramento da Eucaristia é a sua dimensão apostólica. A Eucaristia está intimamente ligada ao seguimento de Jesus e ao nosso agir apostólico. Quando os discípulos indagam Jesus sobre a situação da fome do povo, Jesus responde: "Dai-lhes vós mesmos de comer". Em seguida, ele multiplica os pães. Assim, nós vemos a necessidade que existe de todos nós participarmos da missão de Jesus para podermos participar do verdadeiro pão multiplicado que é o sacramento da Eucaristia."
Depois da homilia, da leitura das preces da assembleia e do Ofertório, Frei Ribamar proclamou a Oração Eucarística, foram rezados o Pai-Nosso e a Oração pela Paz, e veio o ponto culminante da distribuição do pão do céu aos fiéis presentes, comunhão seguida dos avisos da comunidade, da bênção final e do louvor da RCC.
Na noite desta terça-feira (04/08), logo depois da missa que vai celebrar às 19h na Matriz, o pároco Frei Valdo Nogueira vai iniciar seu ciclo de catequeses semanais para apoiar a formação dos paroquianos ministrando hoje sobre a vida de Santa Clara, que será celebrada com o Tríduo e missa festiva solene entre os dias 8 e 11 de agosto (sábado a terça-feira) na Matriz. Publicaremos a programação completa neste Blog amanhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário