segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Frei Valdo celebra missa de envio das imagens de São Francisco, abrindo programação do Pré-Festejo em honra do padroeiro

A missa de envio das imagens de São Francisco de Assis que abriu a programação do Pré-Festejo em honra do padroeiro de nossa Paróquia foi uma celebração bonita e marcante na noite deste domingo (23/08/2015), presidida pelo pároco Frei Valdo Nogueira na Igreja Matriz e concelebrada pelo padre visitante Iuri Ribeiro dos Santos, da diocese de Estância (Sergipe). Houve o lançamento público das artes de divulgação do Festejo, com a apresentação das camisas, do banner, do Hino especial e do tema da festividade este ano: "Com Francisco, queremos uma família evangelizadora para promover a paz na sociedade". O Festejo vai de 25 de setembro a 4 de outubro.
As 11 capelinhas com imagens peregrinas de São Francisco receberam a bênção e foram enviadas às nossas nove comunidades paroquiais, ao Centro de Obras Sociais e uma vai percorrer entidades, escolas e instituições da cidade de São Luís/MA.
A animação musical da missa de ontem ficou por conta de Robert Gonçalves, Paulo Roberto Mendes e Graça Eugênio. A cor litúrgica foi o verde, por ocasião do 21º Domingo do Tempo Comum. A família representada nas artes do Festejo faz parte da Pastoral Familiar da Paróquia: os pais Claydson Miranda e Francy Lindoso e as filhas Andrezza (14 anos) e Maria Fernanda Miranda (2).
Depois do comentário inicial feito por Mauro Roberto (Comunidade Matriz), da procissão de entrada sobre o tapete vermelho coberto de flores, do Ato Penitencial cantado e do Hino de Louvor, a Primeira Leitura, extraída do capítulo 24 do Livro de Josué, foi proclamada pela catequista Eliane Fonseca (Comunidade Santa Luzia) destacando o discurso do sucessor de Moisés: "Então Josué falou a todo o povo: Se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor'. E o povo respondeu, dizendo: 'Longe de nós abandonarmos o Senhor, para servir a deuses estranhos". A seguir Dona Rosinha Melo (Apostolado da Oração) cantou o trecho do Salmo 33 com o refrão coletivo "Provai e vede quão suave é o Senhor!".
Na Segunda Leitura, tirada do capítulo 5 da Carta de São Paulo aos Efésios, o apóstolo das nações exortou: "Vós que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros. As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo. Mas como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos. Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela". Na sequência do canto de aclamação, Padre Iuri proclamou o Evangelho do dia (João 6,60-69) com destaque para a resposta de fé de Pedro a Jesus no trecho final: "A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. Então, Jesus disse aos doze: 'Vós também quereis ir embora?' Simão Pedro respondeu: 'A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus".
Em sua homilia, Frei Valdo ressaltou que o Senhor nunca deixou os cristãos enganados, nunca mentiu para seduzir as pessoas com uma proposta atraente que fizesse as igrejas lotadas, Ele é verdadeiro ao tratar do peso da cruz que cada um deve carregar. Jesus não quis mudar o discurso para ser bem aceito, deixou a porta aberta para os discípulos irem embora, mas a resposta de Pedro inspirado pelo Espírito Santo reconheceu que não há outro caminho de salvação. Outro tema de fundo das leituras foi o da família, o da casa que decide servir ao Senhor como fez Josué, e a instrução que São Paulo dá para maridos e mulheres viverem bem o matrimônio, com uma relação profunda de amor como a de Cristo com a Igreja, só esse amor faz as famílias subsistirem diante das dificuldades e vícios do mundo atual, assim a Liturgia da Palavra de ontem caiu como uma luva para apresentar o tema do Festejo.
Depois da profissão de fé, da leitura das preces da assembleia por Dona Ana Rosa e do Ofertório, os dois concelebrantes proclamaram a Oração Eucarística, foram rezados o Pai-Nosso e a Oração pela Paz, daí chegou o momento máximo da distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis presentes, seguida do rito final. O pároco apresentou o tema e o banner litúrgico do Festejo com a entrada da família representante da PF, convidou a todos para os eventos do Pré-Festejo (Passeio Ciclístico passando por todas as comunidades, dia 5 de setembro saindo às 6h30min da Matriz; Carreata Franciscana no dia 13 de setembro saindo da Matriz após a missa de domingo  às 8h30min; Romaria Franciscana no dia 19 de setembro com a caminhada saindo da Igreja do Carmo às 16h; e Adoração ao Santíssimo Sacramento na véspera do Festejo após a missa das 19h do dia 24/09) e falou sobre a rifa para arrecadação de recursos custando apenas 5 reais. O Frei também apresentou o kit do Festejo que será vendido por 25 reais contendo camisa, bolsa, vela com copo protetor de chama, adesivo, ventarola e folder.
Depois foi feita a bênção das 11 imagens, que entraram nas mãos dos coroinhas, e foram entregues aos representantes dos conselhos coordenadores de cada comunidade, das Obras Sociais, e uma ficou com o padre para peregrinação nas entidades solicitantes. A capelinha de São Francisco entregue a Dona Leir Moreira em nome do Conselho da Matriz foi em seguida entregue a uma família da comunidade, cada família inscrita ficará com a imagem por 24 horas em sua casa e deve devolvê-la na missa da noite seguinte às 19h, ainda há muitas vagas para as famílias se inscreverem para receber essa imagem do padroeiro.
Por fim, foi apresentada aos fiéis o belo Hino do Festejo composto em família (letra: Paulo Roberto Araujo Pai e Filho, e a mãe Maria Ney Araujo, com música de Paulo e Rafael Rangel) que estará impresso nas ventarolas dos kits. Nos avisos finais, Frei Valdo também informou sobre a nova pintura na parede dos vitrais do lado direito da igreja e sobre a segunda fase da colocação dos vitrais, que já estão todos pagos pelas famílias patrocinadoras.
"O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida" (Jo 6,63).

Nenhum comentário:

Postar um comentário