terça-feira, 30 de junho de 2015

Frei Raimundo celebra no encerramento do Tríduo de São Pedro na Comunidade Nossa Senhora das Graças

No encerramento do Tríduo de São Pedro na noite desta segunda-feira (28/06/2015) na Comunidade Nossa Senhora das Graças, a missa final da festividade foi celebrada pelo vigário-paroquial Frei Raimundo Nonato Moreira. O tema de ontem foi o eixo central do Tríduo: "Pedro, cuida do rebanho, anunciando o Evangelho", e os grupos noitantes colaboradores da CNSG na liturgia foram a Pastoral da Sobriedade, o Ministério de Música, a Comunidade São José, o Grupo Santa Mônica, a Pastoral Social, a Pastoral da Comunicação, a Ordem Franciscana Secular e a Comunidade Jesus o Bom Pastor. A cor litúrgica foi a vermelha, em honra ao Dia dos mártires São Pedro e São Paulo.
A bela animação musical da celebração ficou por conta do Grupo Haylimme, do Bom Pastor. Depois do comentário inicial feito pelo comentarista Reinaldo Corrêa, da procissão de entrada com a jovem Thaís Barros liderando os coroinhas, e da invocação da Santíssima Trindade cantada, houve o Ato Penitencial também cantado e o Hino de Louvor. A Primeira Leitura, tirada do capítulo 3 do Livro dos Atos dos Apóstolos, foi proclamada por Layane Diniz (Comunidade São José) relatando a cura de um coxo de nascença: "O homem fitou neles o olhar, esperando receber alguma coisa. Pedro então lhe disse: "Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o nazareno, levanta-te e anda!" A seguir foi cantado por Paulo Roberto Araujo Filho (Pascom) um trecho do Salmo 18 com o refrão coletivo "Seu som ressoa e se espalha em toda a terra".
Na Segunda Leitura, extraída do primeiro capítulo da Carta de São Paulo aos Gálatas e proclamada por Mary Lourdes (Pastoral Social), o apóstolo ressalta: "Irmãos, asseguro-vos que o Evangelho pregado por mim não é conforme critérios humanos. Com efeito, não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por revelação de Jesus Cristo." Daí o Evangelho da vigília (João 21,15-19) foi proclamado pelo celebrante destacando que: "Pela terceira vez, Jesus perguntou a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: "Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo". Jesus disse: "Apascenta as minhas ovelhas".
Em sua inspirada homilia, Frei Raimundo lembrou que a Igreja em Roma celebra o Dia de São Pedro e São Paulo em 29 de junho, embora a Igreja no Brasil o faça no domingo mais próximo, e ressaltou que a base do ministério de Pedro é o amor. Foi a respeito disso que Jesus perguntou a Pedro três vezes se O amava, porque para ser o líder da Igreja o principal era amar, para cuidar e defender as ovelhas. Para um coxo que pedia esmolas, Pedro deu algo mais valioso que ouro e prata, a cura em nome de Jesus. E nós cristãos para segui-Lo temos que dar nosso testemunho 24 horas por dia, e não só uma hora durante a missa.
Após o Creio e a leitura das preces da assembleia por Dona Rosinha Mello com a resposta conjunta "Favorecei, Senhor, a vossa Igreja", na procissão das Ofertas foram levados ao padre símbolos como uma cesta de livros religiosos, o cartaz com o ícone de São Pedro, os chinelos da caminhada, o pão e o vinho. Na sequência Frei Raimundo proclamou a Oração Eucarística II, seguida do Pai-Nosso e do ponto culminante com a distribuição da Eucaristia aos fiéis presentes. O pós-comunhão teve uma representação em dueto teatral dos jovens lembrando a negação de Pedro a Jesus, depois vieram os agradecimentos e avisos da comunidade, e a bênção final. No fim da missa, todos tiveram a oportunidade de confraternização na quermesse com saborosos pratos doados por diversos grupos, e na parte cultural houve apresentações de bumba-meu-boi e quadrilha, encerrando os festejos juninos em nossa Paróquia.
A Comunidade Nossa Senhora das Graças, representada pelo presidente de seu conselho Carlos Barros, agradece a todas as pastorais, movimentos, grupos, serviços, ministérios e demais comunidades que participaram das quatro noites do Tríduo em honra a São Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário