terça-feira, 30 de junho de 2015

Encontro Regional da Pascom maranhense discute mídias digitais e educomunicação

O Encontro Regional da Pastoral da Comunicação do Maranhão deu prosseguimento a suas atividades na tarde deste sábado (27/06/2015) na Casa de Retiros Oásis com duas importantes palestras. No retorno do almoço, depois da Oração da Tarde com animação musical a cargo das equipes das dioceses de Imperatriz e Caxias, o Assessor da CNBB radicado em Aparecida/SP, Padre Rafael Vieira, deu uma formação sobre o tema "Igreja e mídias digitais", tratado no Capítulo 7 do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.
Padre Rafael apresentou um histórico de exortações dos Papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco sobre as novas tecnologias comunicacionais, falou sobre convergência midiática e como as novas tecnologias trouxeram novos sujeitos, novas formas, culturas e relações entre as pessoas. Ele lembrou fortemente que o ambiente virtual gera ocasiões de sofrimento real, e que a Igreja deve conhecer, inculturar e anunciar o Evangelho nesses meios. O sacerdote dinamizou a palestra com dois vídeos bastante interessantes sobre o comportamento dos indivíduos nas redes e sobre a dependência digital e como as pessoas expõem suas vidas privadas na Internet. Não podemos fazer nada no Facebook que não mostraríamos no meio da rua, porque ali na verdade é um ambiente mais exposto que a própria rua, e o testemunho conta muito mais que as palavras. Como sugestão, Padre Rafael aconselhou as Pascom´s a explorarem a plataforma da Wikipedia para apresentar um perfil e histórico de suas paróquias, pois a "enciclopédia digital" é um espaço bastante acessado nas ferramentas de pesquisa e pouco utilizado pelos comunicadores católicos.
No final da palestra, após os debates e perguntas, o Assessor lançou o projeto do Cadastro Nacional dos Agentes de Pascom, e o Regional Nordeste V foi escolhido por Dom Darcy para ser o pontapé inicial, todos os presentes entregaram ao padre uma folhinha com seus nomes completos, dioceses/paróquias e contatos. O Cadastro será efetivado nos próximos meses. O arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, continuou presente no período da tarde.
Após o intervalo para o lanche, o Assessor maranhense da CNBB Ricardo Alvarenga ministrou palestra sobre o tema "Educar para a Comunicação", baseado no Capítulo 9 do Diretório. O jornalista mestrando apresentou os conceitos da educomunicação, defendeu a formação permanente para o clero e os leigos, falou da necessidade de educar as pessoas para os processos de diálogo, e definiu como referência principal o próprio modo de Jesus comunicar, sem excluir ninguém. Ele tratou ainda da necessidade de reforçar o senso crítico sobre o conteúdo das mensagens veiculadas na mídia, da formação para o uso dos recursos da informação e dos âmbitos da formação para a comunicação, que incluem os ambientes familiar, comunitário, político e a busca da alfabetização digital.
Depois dos debates e questionamentos, foram formados quatro grupos de trabalho divididos por dioceses para leitura e discussão sobre o Projeto de Comunicação do Regional Nordeste-5 que passará por revisão e atualização. Após o intervalo da noite e o jantar, os participantes do Encontro (principalmente os do interior do estado) foram convidados a ir à Praça Maria Aragão de ônibus fretado para uma Noite Cultural no Arraial para conhecerem as festas juninas de São Luís, e ali assistiram às apresentações dos grupos Lamparina, Boi da Fé em Deus e Baile de Caixa, da programação do sábado à noite, retornando ao Oásis pouco depois das 23h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário