terça-feira, 30 de junho de 2015

Encontro Regional da Pascom termina com boas propostas para os quatro eixos de ação pastoral no Maranhão

O Encontro Regional da Pastoral da Comunicação das dioceses do Maranhão foi concluído com sucesso na manhã de domingo (28/06/2015) na Casa de Retiros Oásis, tendo como ponto alto de encerramento a Santa Missa celebrada pelo arcebispo de São Luís, Dom José Belisário da Silva, na Solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos, dois grandes comunicadores da Palavra de Jesus Cristo.
Depois do café da manhã e da oração inicial, foi ministrada a última palestra do Encontro, uma dobradinha dos dois Assessores da CNBB, Padre Rafael Vieira e jornalista Ricardo Alvarenga, trabalhando o tema "A Comunicação na Igreja: a atuação da Pascom", baseado no Capítulo 10 do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. Os formadores apresentaram a importância e sugestões de cada um dos quatro eixos de ação propostos para a Pastoral: Formação, Articulação, Produção e Espiritualidade.
A formação é condição indispensável para o crescimento das Pascom´s, tem por objetivo a qualificação das lideranças e agentes pastorais, não apenas nas capacidades técnicas, mas no conhecimento dos projetos evangelizadores da Igreja. A produção é o eixo geralmente mais desenvolvido pelas Pascom´s, no Maranhão não é diferente, ela é importante iniciativa para sustentação da Pastoral, mas não é a única. A elaboração de materiais deve ser diversificada, pois há subsídios para guiar a criação de textos para meios impressos e digitais, áudios e vídeos que deem sustento e visibilidade ao trabalho da Pascom, dando a merecida atenção à internet, rádio, televisão e redes sociais.
A espiritualidade é a garantia do sentido pastoral das ações comunicativas, é fundamental cultivá-la mediante retiros, leitura orante na ótica comunicadora, reflexões conjuntas sobre os documentos da Igreja no campo da comunicação e o essencial é fazer com que todos os comunicadores católicos e alimentem com frequência da Palavra de Deus e da Eucaristia. E a articulação busca promover uma troca necessária de experiências para uma Pascom ajudar a outra e desenvolver ações em parceria atendendo aos níveis paroquial, diocesano, regional e nacional.
Padre Rafael propôs dois laboratórios para serem implantados imediatamente: um verificando como os quatro eixos podem ser atendidos no interior de cada Pascom, e outro nas comunidades para envolver as demais pastorais e ministérios desenvolvendo suas capacidades de comunicação para fora dos círculos fechados. O sacerdote lembrou a importância de um relacionamento estreito dos leigos com os presbíteros, diáconos e bispos referenciais, no nosso caso da Paróquia São Francisco de Assis o pároco Frei Valdo Nogueira e com o bispo Dom Belisário. O Assessor da CNBB ressaltou ainda os prêmios para a comunicação em nível nacional: Margarida de Prata no âmbito do cinema, Microfone de Prata no âmbito da radiodifusão, Prêmio Dom Hélder Câmara para jornalismo impresso e Prêmio Clara de Assis para a televisão. Está sendo pensada uma nova premiação que contemple a internet, o ambiente digital.
Após os debates e perguntas, e o intervalo para o lanche, os quatro Grupos de Trabalho divididos por dioceses voltaram a se reunir para avaliar e sugerir propostas para serem incorporadas ao Projeto de Comunicação do Regional Nordeste-5 (Maranhão). O casal coordenador da Pascom-PSFA fez parte do grupo que integrou a arquidiocese de São Luís junto com as dioceses de Bacabal e Balsas. Na Plenária, cada grupo interdiocesano apresentou suas sugestões, Paulo Roberto Araujo Filho representou nossa Paróquia falando em nome do Grupo São Luís/Bacabal/Balsas. Algumas propostas apresentadas foram: promover encontros regionais de formação anualmente, produzir uma página (Facebook ou blog) para disseminar as produções das Pascom´s em nível regional, montar uma plataforma de videoconferência ou de trocas de mensagens online em tempo real para as coordenações diocesanas se reunirem mensalmente sem os custos altos de deslocamento, promover reuniões presenciais por subregiões em base semestral para articulação e formação juntando dioceses que sejam geograficamente mais próximas (ex. Imperatriz/Carolina/Balsas no Sul tocantino, Grajaú/Bacabal/Brejo/Caxias no Centro-Leste, Viana/Pinheiro/Zé Doca no Centro-Oeste, região metropolitana de São Luís e municipíos mais próximos da Região Norte maranhense), realizar momentos simultâneos de espiritualidade em todo o estado como a Hora Santa da Comunicação no Dia de São Francisco de Sales e o Dia Mundial das Comunicações Sociais, e incentivar que cada Pascom paroquial ou diocesana realize missas com periodicidade mensal ou bimestral. Padre Rafael recomendou o acréscimo das propostas de usar mais os cursos de Ensino a Distância oferecidos pela CNBB, divulgar os prêmios para cada tipo de mídia e formar grupos de articulação no WhatsApp por diocese e por paróquia ou forania, exclusivamente para articulação, não para compartilhamento de notícias ou mensagens de apelo sentimental ou discussões fora do tema.
Dom Belisário propôs aos participantes do Encontro Regional (pouco mais de 50 agentes) a recondução de Eanes Silva como coordenadora regional por mais um ano, o que foi aceito pela Plenária, mas com a proposta de haver nova eleição no Encontro de 2016. Foi pré-agendada para novembro uma reunião entre os coordenadores pasconianos de cada uma das 12 dioceses do estado, sendo escolhida como sede a cidade de Santa Inês, que enviou uma representação expressiva para o ERPC liderada pelo Padre Figueira. Isso fez também com que a Diocese de Viana, pela centralidade geográfica de Santa Inês, seja a principal candidata a sede do Encontro no próximo ano, mas com a proposta do Padre Gutemberg Feitosa (pároco do Santuário de São José de Ribamar e coordenador arquidiocesano da Pascom em São Luís) que os próximos eventos sejam realizados de forma itinerante contemplando uma diocese por vez. Em seguida os participantes saíram para a foto oficial de encerramento na escadaria do auditório do Oásis.
O Encontro foi finalizado com a Missa de Envio celebrada por Dom Belisário e concelebrada por outros seis padres de diversas dioceses na Capela, e depois da Eucaristia e distribuição dos certificados, os pasconianos se despediram em um alegre almoço de confraternização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário