segunda-feira, 9 de março de 2015

Frei Ribamar pede especial atenção ao Pentateuco no Bom Pastor

A Comunidade Jesus, o Bom Pastor, no Renascença I, celebrou o Terceiro Domingo da Quaresma e o Dia Internacional da Mulher com a presença de pouco mais de 140 fiéis na missa celebrada no final da tarde de ontem (08/03/2015) pelo vigário paroquial Frei Ribamar Ferreira.
A animação musical ficou por conta do Grupo Haylimme, e o Salmo 18 foi cantado pelo coordenador da Pastoral do Batismo e aluno do curso de diaconato permanente Luiz Gonzaga Espínola.
Em sua homilia, Frei Ribamar focalizou bastante a Primeira Leitura do livro do Êxodo, pregando que o Decálogo (os Dez Mandamentos da Lei de Deus) foi uma orientação fundamental para o povo que caminhou 40 anos no deserto não se distanciar do caminho do Senhor. Precisamos conhecer e respeitar as leis que nos mostram como é a vida que agrada ao Pai. O celebrante enfatizou a necessidade de os cristãos fazerem nesta Quaresma uma leitura meditada dos cinco primeiros livros da Bíblia, a "Torá" que os judeus sabem de cor (livros do Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, que formam o Pentateuco), para conhecermos os mandamentos, preceitos e até as orientações detalhadas sobre como devemos prestar culto a Deus, indo desde as roupas dos sacerdotes até o posicionamento e construção do altar. O frei ressaltou que Jesus desde pequeno conhecia a fundo os livros da lei e muitas vezes perguntava a seus interlocutores: "O que diz a Lei (de Moisés) sobre isso?"
No final da celebração, o comentarista Raimundo Pacheco leu um belo texto de homenagem às mulheres, a coordenadora do núcleo de liturgia Marinalva Garcia convidou os fiéis a participarem de uma formação no dia 24 de março para leitores que desejem proclamar a Palavra nas missas, e depois foi promovido um leilão mudo de uma torta de chocolate feita por Cristina Belfort, da Comunidade Santa Luzia e da Pastoral Familiar, em prol do 32o Encontro de Casais com Cristo da Paróquia São Francisco de Assis, que será realizado nos dias 29, 30 e 31 de maio deste ano. O casal Paulo Roberto Araujo Filho/Gisele Cardoso de Araujo entregou o prêmio à vencedora do leilão, Dona Valdenira, que deu o maior lance no seu envelope. A promoção arrecadou no total uma quantia de 319 reais e as doações foram encaminhadas ao grupo do ECC na porta da Igreja Matriz de São Francisco. Agradecemos a todos que colaboraram com este importante serviço de evangelização dos casais e famílias de nossa paróquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário