A Missa do Terceiro Domingo da Quaresma coincidiu com o Dia Internacional da Mulher e foi uma celebração marcante presidida pelo vigário paroquial Frei Raimundo Nonato Moreira na noite de domingo (08/03/2015) na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis. A liturgia foi conduzida em conjunto pela Pastoral Social, pela Pastoral Familiar e pelo Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), com animação musical do grupo liderado por Hélio Silveira Botelho e pelo tecladista Márcio André Cardoso.
Após o Ato Penitencial rezado e cantado, a Primeira Leitura, tirada do capítulo 20 do Livro do Êxodo, foi proclamada pela integrante do MEJ Késia Pereira, sobre os Dez Mandamentos da Lei de Deus dada a Moisés. Em seguida, a cantora da PF Marcília de Souza fez uma bela interpretação do Salmo 18 com o refrão "Senhor, tens palavras de vida eterna". A jovem do MEJ Fernanda Lopes proclamou a Segunda Leitura, extraída do primeiro capítulo da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, sobre a nossa pregação do Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e insensatez para os gregos.
O Evangelho do dia, sobre a revolta de Jesus ao expulsar os cambistas do templo, foi proclamado pelo Diácono Rachid Maluf. Em sua homilia, Frei Raimundo se concentrou bastante na Primeira Leitura, ressaltando que os mandamentos da Lei divina estão centrados no Amor. Pois quem ama honra seus pais, quem ama não mata, quem ama não adultera, quem ama não levanta falso testemunho, não rouba, não cobiça a mulher nem os bens do próximo. Guardar o dia santo tem a ver com a necessidade de descanso, porque Deus descansou após os seis dias da criação do mundo, e nós queremos trabalhar de domingo a domingo e nem sequer ir à missa, não guardando nem uma hora por semana para louvar o Senhor.
Ele lembrou que o mandamento de não fazer imagens de escultura está ligado a não ter outros deuses além do Senhor, sendo mal interpretado por muitos rústicos que acusam os católicos de idolatria, na verdade os santos e Nossa Senhora que veneramos como exemplo de vida são imagens de Deus assim como qualquer ser humano é a imagem e semelhança d´Ele, por isso cuidar do próximo é o cumprimento perfeito da Lei.
Sobre o Evangelho, Frei Raimundo comentou que Cristo se indignou com a exploração comercial em nome da religião, porque Ele tem grande zelo pela casa do Pai e também pela justiça com o próximo, e o povo da época era explorado pelos cambistas, pelos sacerdotes, pelos romanos, Ele quis dar um basta. A Quaresma é o tempo propício para nos prepararmos, com oração, jejum e caridade, para a reconstrução do Templo do Seu Corpo que Jesus fez em três dias, a Sua Ressurreição que celebramos na Páscoa. A conversão do nosso coração é essencial para vivenciarmos o mistério pascal, enfatizou Frei Raimundo.
Depois do Credo e das preces da assembleia, lidas pela integrante da PF Ana Eugênia Furtado, a comunhão foi o momento central e teve a inspiração do belo canto entoado pelo grupo musical reforçado pela integrante da Renovação Carismática Franciane Moura e pelo jovem Felipe Araújo. Após os avisos lidos pela comentarista da PS Maria do Carmo Barbosa, Concita Santos leu um bonito texto de homenagem às mulheres pelo dia delas citando grandes mulheres da Bíblia. No final da missa, Frei Raimundo quebrou o protocolo pedindo um canto de parabéns a vocês para todas as mulheres da Paróquia e citou uma frase marcante de São João Paulo II sobre a mulher como geradora de luz. O térreo da igreja estava cheio, com mais de 500 fiéis presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário