Os grupos colaboradores na liturgia foram o Ministério Extraordinário da Eucaristia, a Pastoral Social, a Pastoral da Sobriedade, a Legião de Maria, os Grupos de Jovens (Comunidades e Matriz), as Comunidades Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santo Antônio, o Núcleo de Música e Liturgia Bom Pastor, e o Grupo de Acólitos.
A cor litúrgica foi o branco solene, e a animação musical ficou por conta do Grupo Haylimme, liderado por Paulo Roberto Araujo e reforçado pelo tecladista e cantor Rafael Rangel.
Depois da procissão de entrada com os acólitos e coroinhas (antecedida pelos símbolos do cajado, da mochila e das sandálias), da invocação da Santíssima Trindade, do Ato Penitencial cantado e do Hino de Louvor, a Primeira Leitura, tirada do capítulo 27 do Livro do Gênesis, foi proclamada por Dalva Costa (Nossa Senhora de Fátima) relatando a bênção de Isaac a seu filho Jacó com destaque para o trecho: "Que Deus dê a você o orvalho do céu e a fertilidade da terra, trigo e vinho em abundância. Que os povos o sirvam e as nações se prostrem diante de você. Seja um senhor para seus irmãos, e os filhos de sua mãe se prostrem diante de você".
A seguir Paulo Roberto Araujo (Bom Pastor) cantou um trecho do Salmo 100 com o refrão coletivo "Aclame a Deus, ó terra inteira, venha adorar o Senhor". Na Segunda Leitura, extraída do capítulo 20 do Livro dos Atos dos Apóstolos e proclamada pela jovem Iohana Leal (Grupo Jovens Seguidores de Jesus/JSJ), São Paulo se dirige aos anciãos da igreja de Éfeso: "Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que sofri por causa das ciladas dos judeus. Nunca deixei de anunciar publicamente e também de casa em casa. Com insistência, convidei judeus e gregos a se arrependerem diante de Deus e a acreditarem em Jesus, nosso Senhor".
Então o Evangelho segundo São Marcos (Mc 10,42-45) foi proclamado pelo Diácono Rachid (Pastoral Social) enfatizando as palavras de Jesus aos discípulos: "Quem de vocês quiser ser grande, deve tornar-se o servidor de vocês, e quem de vocês quiser ser o primeiro, deverá tornar-se o servo de todos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir e para dar a sua vida como resgate em favor de muitos". Em sua homilia, Frei Raimundo falou sobre o exemplo de serviço dado por Jesus que deve ser imitado por todos os cristãos, agradeceu a todos os profissionais que se doaram durante a Ação Social em prol da saúde de muitos e ressaltou que servir ao próximo é a melhor maneira de testemunhar o Evangelho. Ele lembrou também o tema central do Festejo deste ano: "Jesus o Bom Pastor: grande Missionário e Servo do Pai" (Filipenses 2,6-7).
Após a profissão de fé, a leitura das preces da assembleia por Dona Concita Santos (Pastoral Social) e o Ofertório, o celebrante proclamou a Oração Eucarística, foram rezados o Pai-Nosso e a Oração pela Paz, daí chegou o momento culminante da distribuição da Eucaristia aos fiéis presentes, seguida do belo canto de pós-comunhão "Obrigado, Senhor" interpretado por Elisângela Mendonça (Haylimme), dos agradecimentos e avisos da comunidade feitos pela comentarista Graça Coelho, e da bênção final, antecedida pelos números positivos da Ação Social apresentados pela coordenadora de liturgia Marinalva Garcia.
Depois da missa, todos puderam se confraternizar na quermesse com saborosos pratos típicos e curtir uma ótima apresentação de música ao vivo do cantor e tecladista Rafael Rangel, já preparando o espírito animado para a procissão e solenidade de encerramento no dia seguinte, presidida pelo pároco Frei Valdo Nogueira.
Confira mais fotos do Festejo sábado tiradas por Adeilce Azevedo em nossa página no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário