segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Ação Social é diferencial marcante no Festejo de Jesus o Bom Pastor

A Comunidade Jesus o Bom Pastor, no bairro do Renascença I, incluiu na programação do Festejo do seu padroeiro um gesto concreto - uma Ação Social que representasse sua disposição de servir. E a comissão organizadora da festividade não mediu esforços na mobilização de profissionais, principalmente da área da saúde, para oferecer no sábado (01/08/2015), das 9 às 14h, vários serviços aos paroquianos das diversas comunidades da Paróquia São Francisco de Assis. Foi uma experiência que deu certo, considerando-se os resultados alcançados.
Durante essas cinco horas de serviços passaram pela Ação Social: 12 médicos de 10 especialidades diferentes, três enfermeiros, dois psicólogos, dois fisioterapeutas, dois nutricionistas, uma fonoaudióloga, um odontólogo e vários técnicos, que proporcionaram totais de 167 consultas médicas, 291 testes em 85 pessoas, 140 doses de vacinas aplicadas em 75 pessoas, 85 exames de glicemia e pressão arterial, distribuição de 150 kits odontológicos, 64 orientações para aproveitamento de alimentos.
As especialidades disponíveis foram: clínica geral, cirurgia, urologia, ginecologia, cardiologia, psiquiatria, reumatologia, otorrinolaringologia, pediatria e gastroenterologia. Também estavam disponíveis exames de ultrassom para grávidas e de próstata para idosos acima de 60 anos, mais atividades educativo-preventivas em saúde bucal. A vacinação preveniu contra hepatite B, tétato, febre amarela e influenza (gripe).
Durante a ação, foram feitas orientações sobre a saúde dos dentes e aplicação de flúor. Também foram distribuídos medicamentos receitados pelos médicos, além de uma oficina de culinária com aproveitamento de alimentos pela Cozinha Brasil. O bazar ficou em funcionamento durante todo o dia.
Três palestras foram brilhantemente apresentadas, despertando o interesse da comunidade, contemplando os temas de prevenção do HIV/Aids (Dra. Rosângela Cipriano), alimentação saudável (nutricionista Daniele Guilherme/Olindina), sedentarismo e atividade física (fisioterapeuta Tatiana Cunha).
As crianças também tiveram momentos incríveis e divertidos na Bibliosesc, biblioteca infantil móvel do SESC. Diversos grupos da comunidade Jesus o Bom Pastor engajaram-se no projeto, de modo especial os jovens (Grupo JSJ), que tiveram atuação marcante. O vigário-paroquial Frei Raimundo Nonato Moreira fez atendimento de confissões e participou durante toda a ação social de diversas atividades, e o pároco Frei Valdo Nogueira também marcou presença.
A Pastoral da Comunicação fez o registro fotográfico de diferentes momentos da ação. A comunidade agradeceu bastante todos os profissionais que se doaram nesse gesto concreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário