quinta-feira, 30 de julho de 2015

Frei Valdo celebra missa em memória de Santa Marta na Matriz

Na noite desta quarta-feira (29/07/2015), o pároco Frei Valdo Nogueira celebrou a missa solene em memória de Santa Marta na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis. A cor litúrgica foi o branco solene, apesar de estarmos na 17a Semana do Tempo Comum (verde), e a animação musical ficou por conta de Dona Rosinha Melo e do tecladista José de Ribamar Silva.
Após a procissão de entrada, a invocação da Santíssima Trindade e o Ato Penitencial, a Primeira Leitura, extraída do capítulo 4 da Primeira Carta de São João, foi proclamada iniciando-se pelo belíssimo trecho: "Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele.
Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou primeiro e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados". Em seguida foi recitado o trecho do Salmo 33 iniciado por "Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!"
Então o celebrante proclamou o Evangelho do dia (João 11,19-27) que demonstra vivamente a fé de Santa Marta: "Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. Então Marta disse a Jesus: "Senhor, se tivesses estado aqui,
meu irmão não teria morrido. Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele to concederá". Em sua homilia, Frei Valdo lembrou a grande profissão de fé de Marta: "Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?" Respondeu ela: "Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo".
A reflexão da liturgia diária da CNBB comenta: "A morte de uma pessoa querida é, muitas vezes, causa de desespero para todos nós, pois nos parece que as nossas preces não foram ouvidas. Marta afirma: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido”. Ela mandou chamar Jesus, mas ele não estava presente no momento em que ela tanto precisava. Porém, ela não se desesperou por causa disso, continuou acreditando e o resultado da sua fé foi o retorno do seu irmão (Lázaro) à vida, mostrando-nos, assim, que não devemos questionar a ação divina, mas sempre confiar em Deus, que faz tudo para o nosso bem, para a nossa felicidade e para a nossa salvação."
Depois da leitura das preces da assembleia e do Ofertório, o padre proclamou a Oração Eucarística, foram rezados o Pai-Nosso e a Oração pela Paz, e veio o momento máximo da distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis presentes, seguida dos avisos da comunidade, da Ave-Maria pelos aniversariantes do dia e da bênção final. Após a celebração, houve reunião de oração do Terço dos Homens na Matriz e um encontro de preparação da liturgia da missa de abertura do Tríduo de Santa Clara, que irá de 8 a 11 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário