segunda-feira, 29 de junho de 2015

Frei Valdo celebra Solenidade de São Pedro e São Paulo no Tríduo da Comunidade Nossa Senhora das Graças

O pároco Frei Valdo Nogueira celebrou na noite deste domingo (28/06/2015) a missa da terceira noite do Tríduo de São Pedro na Comunidade Nossa Senhora das Graças, que teve como lema "Pedro, testemunho da Fé e do Evangelho". A cor litúrgica da Solenidade do Dia de São Pedro e São Paulo Apóstolos foi a vermelha, em memória do sangue dos mártires. Os grupos colaboradores da CNSG na liturgia ontem foram o Ministério de Acólitos e Coroinhas, o Terço dos Homens, a Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Pastoral Familiar, a Renovação Carismática Católica e a Comunidade Santo Antônio. A parte musical ficou por conta da dupla Verônica e Kim Douglas.
Após o comentário inicial do jovem Lucas Ribeiro, a procissão de entrada e a invocação da Santíssima Trindade, houve Ato Penitencial cantado e o Hino de Louvor. A Primeira Leitura, retirada do capítulo 12 do Livro dos Atos dos Apóstolos, foi proclamado por Maria do Socorro Castro (Comunidade Perpétuo Socorro) relatando como o Anjo de Deus libertou Pedro da prisão: "Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele. Eis que apareceu o anjo do Senhor e uma luz iluminou a cela. O anjo tocou o ombro de Pedro, acordou-o e disse: "Levanta-te depressa!" As correntes caíram-lhe das mãos. O portão abriu-se sozinho. Eles saíram,
caminharam por uma rua e logo depois o anjo o deixou. Então Pedro caiu em si e disse: "Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava!" Em seguida um trecho do Salmo 33 foi recitado pelo jovem Gustavo com o refrão coletivo "De todos os temores me livrou o Senhor Deus".
Na Segunda Leitura, oriunda do capítulo 4 da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo e proclamada por Benjamim Ivo Mendes (Terço dos Homens), o apóstolo fala em tom de despedida: "Eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa". Então, o Evangelho de domingo (Mateus 16,13-19) foi proclamado pelo sacerdote com ênfase no trecho "Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".
Em sua detalhada homilia, Frei Valdo falou sobre a importância de São Pedro e São Paulo como as duas colunas da Igreja. Pedro não era santo, negou Jesus três vezes, foi chamado de Satanás pelo próprio Cristo, era um pescador pecador, mas a partir da convivência com Jesus foi sendo transformado no primeiro líder dos apóstolos. Paulo, quando ainda se chamava Saulo, não conheceu Jesus pessoalmente, era um perseguidor que caçava, torturava e matava os cristãos. Ele percorria grandes distâncias montado no cavalo do poder romano para fazer o mal, mas quando caiu do cavalo ao ver a luz de Cristo no caminho de Damasco, ficou cego e a fé lhe deu novos olhos, a ponto de ele se tornar o grande propagador da mensagem cristã fundando comunidades em lugares distantes do mundo greco-romano da época. O segredo messiânico foi revelado aos dois pela força do Espírito Santo, e ambos responderam ao chamado com coragem e grandeza, por isso a Igreja os reverencia como pilares da fé.
Depois da profissão de fé, da leitura das preces da assembleia por Lucas Ribeiro e do Ofertório, o padre proclamou a Oração Eucarística II e chegou o momento máximo da distribuição da Sagrada Eucaristia, seguida de uma breve representação teatral dos jovens no pós-comunhão, dos avisos da comunidade e da bênção final.
No final da missa, todos puderam se confraternizar na quermesse que contou com apresentações do cacuriá dos meninos e meninas bem ensaiado pela catequista Dália Aranha e um show musical com a linda voz da jovem cantora Isabela Fernandes, acompanhada pelo violão do jovem João Marcos.
O Conselho Comunitário Eclesial da Comunidade Nossa Senhora das Graças, representado pelo amigo Carlos Barros, convida todos os fiéis devotos, pastorais, movimentos, demais comunidades, grupos, núcleos e serviços da Paróquia São Francisco de Assis a participarem do encerramento da festividade que será celebrado com a missa desta segunda-feira (29/06/2015) às 19h pelo vigário-paroquial Frei Raimundo Nonato Moreira na Capela situada na Avenida Ferreira Gullar, 11, Morro - São Francisco. O tema de hoje é o central do Tríduo: "Pedro, cuida do rebanho, anunciando o Evangelho", e os grupos noitantes colaboradores da liturgia são a Pastoral da Sobriedade, o Ministério de Música, a Comunidade São José, o Grupo Santa Mônica, a Pastoral Social, a Pastoral da Comunicação, a Ordem Franciscana Secular e a Comunidade Jesus o Bom Pastor. Participemos todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário