segunda-feira, 29 de junho de 2015

Pascom-SFA coordena Oração da Manhã do Encontro Regional, que recebe arcebispo e tem palestra sobre protagonismo dos leigos

A programação deste sábado (27/06/2015) do Encontro Regional da Pastoral da Comunicação do Maranhão começou com café da manhã e a Oração da Manhã sendo coordenada pela Pascom da Arquidiocese de São Luís tendo como animador, a pedido do Padre Gutemberg Feitosa, o casal coordenador da Pascom da Paróquia São Francisco de Assis, Paulo Roberto Araujo Filho/Gisele Cardoso de Araujo, com Padre Reginaldo (Diocese de Caxias) no violão, puxando as canções "Bom Dia" e "Incendeia a Minha Alma" (Pe. Fábio de Melo) na invocação ao Espírito Santo.
Cíntia fez a leitura do Evangelho do dia (Mateus 8,5-17) ressaltando a promessa de Jesus aos gentios: "Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó". Em seguida Paulo conduziu a reflexão sobre a Palavra a respeito da cura do servo do centurião romano. Foi uma demonstração do poder da palavra de Cristo desde que a recebamos com fé, e essa comunicação salvadora foi estabelecida entre o Messias e um estrangeiro
que não estava sujeito à Lei judaica e tinha autoridade militar, pessoas de nacionalidades e línguas diferentes, mas o centurião mostrou uma fé elogiável que Jesus não tinha visto no povo de Israel e por isso é lembrado até hoje pelos fiéis logo antes da Eucaristia: "Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa, mas dizei uma só palavra". Pela providência divina, foi um Evangelho muito propício para um encontro de comunicadores. Depois foram iniciadas as preces espontâneas puxadas pela dupla Duda e Davi (Pascom da Paróquia São João Calábria) e que teve contribuições de participantes de diversas dioceses, o Assessor da CNBB Padre Rafael Vieira foi convidado a dar a bênção ao grupo e por fim a Irmã Celeste proclamou a Oração de Nossa Senhora da Comunicação, seguida do canto coletivo "Maria de Nazaré". A seguir houve um momento de animação e alongamento feito pelo jovem Lineker e o grupo das Dioceses de Imperatriz e Caxias.
Os trabalhos do dia foram iniciados com uma apresentação da coordenadora regional da Pascom, Eanes Silva (Diocese de Balsas), sobre a "Comunicação na Igreja do Maranhão", mostrando um histórico e um panorama dos encontros regionais e participações no Encontro Nacional. Ela abriu espaço também para que cada coordenador diocesano apresentasse brevemente como está a comunicação nas suas respectivas dioceses. Por São Luís, falaram o assessor convidado Ricardo AlVarenga e nosso representante da Paróquia São Francisco de Assis, apresentando principalmente o esforço de articulação que ajudou o número de grupos comunicadores nas paróquias e movimentos subir de sete para 24 equipes presentes no Encontro Arquidiocesano realizado em janeiro. Cada diocese falou também sobre os meios mantidos em seu âmbito.
Depois da Pascom ludovicense, falaram os representantes das dioceses de Caxias (Padre Reginaldo), Bacabal (Carlos Vegas e Vagner Silva), Viana (Diácono Ferdinando), Imperatriz (Padre Naldo), Coroatá (Clelma Lemos), Pinheiro (Padre Benedito Estrella), Brejo (Irmã Terezinha), Zé Doca (Allison Souza) e Balsas (Eanes Silva), só não participaram dessa exposição as dioceses de Grajaú e Carolina. No final, o arcebispo de São Luís Dom José Belisário da Silva foi convidado a dar seu testemunho, falando sobre a Rádio AM Educadora Maranhão Rural, as dificuldades financeiras, mas ressaltou como a internet popularizou e barateou os custos da comunicação, e lembrou que "nós temos o conteúdo mais precioso que é a Boa Nova de Cristo, o problema é a forma de comunicar essa grande mensagem". Dom Belisário passou a maior tarde do dia junto com os comunicadores, até dançou na roda conosco nos momentos de animação musical.
Depois do intervalo para lanche na Casa de Retiros Oásis, a primeira palestra foi ministrada pelo Assessor da CNBB vindo de Aparecida/SP Rafael Vieira com o tema "O protagonismo dos leigos na comunicação evangelizadora", sobre o Capítulo 5 do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. O padre discursou sobre a transversalidade da Pastoral para que ela não se torne refém dos meios, explicou a etimologia da palavra "protagonista" que vem do latim e significa "primeiro (ou principal) lutador, competidor", lembrando que Jesus era leigo (não fazia parte da hierarquia da religião judaica) e São Francisco de Assis era leigo. A Igreja ressalta que os leigos devem "responder com decisão de vontade, ânimo generoso e disponibilidade de coração à voz de Cristo". Extremamente didático, Padre Rafael apresentou 19 destaques com palavras chaves para o comunicador cristão: leigo, testemunho, vocação, valor próprio, evangelizar a cultura midiática, pastores, formação, jovens, ambiente digital, senso crítico, família, agentes comunicativos na comunidade, comunidades digitais, educação, opção pelos pobres, serviço aos vulneráveis, políticas de sinergia, planejamento e gestão para a Pastoral da Comunicação.
Após os debates e perguntas dos participantes, todos se confraternizaram em um saboroso almoço e ainda tiveram um tempinho para a sesta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário