domingo, 28 de junho de 2015

Oração inspirada abre Encontro Regional da Pastoral da Comunicação

O Encontro Regional da Pastoral da Comunicação do Maranhão (Região Nordeste 5) começou na noite de sexta-feira (26/06/2015) na Casa de Retiros Oásis com um jantar de acolhimento aos representantes de 10 das 12 dioceses do estado que se fizeram presentes, na primeira noite contando com 33 participantes. O casal coordenador da Pascom da Paróquia São Francisco de Assis, Paulo Roberto Araujo Filho e Gisele Cardoso de Araujo, representou Frei Valdo Nogueira no evento de sexta-feira a domingo.
A Solenidade de abertura com momento celebrativo foi uma bonita oração à luz de velas presidida pelo Padre José Ângelo Figueira, da Paróquia de Santa Inês (Diocese de  Viana), representando o arcebispo de São Luís, Dom José Belisário da Silva, que se fez presente no Encontro no sábado e no domingo. Na sua profunda oração, Padre Figueira citou Santo Agostinho, para quem "comunicar é fazer o que está em nosso coração adentrar o coração do outro", e refletiu sobre como as novas tecnologias de comunicação têm servido para aproximar quem está distante e distanciar quem está próximo de nós.
“A Comunicação no Maranhão à luz do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil”, este foi o tema do Encontro Regional das Pascom´s do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Depois da espiritualidade inicial, a coordenadora regional Eanes Silva, da Diocese de Balsas, fez a apresentação dos Assessores da CNBB: o missionário redentorista e jornalista, Padre Rafael Vieira Silva, e do jornalista mestrando Ricardo Alvarenga, que conduziram a reflexão sobre o tema. Também foram apresentados os participantes do Encontro, vindos de 10 dioceses maranhenses: Viana, Brejo, Imperatriz, Bacabal, Balsas, São Luís, Caxias, Grajaú, Coroatá e Zé Doca. A representação das Pastorais do interior do estado foi bem expressiva. Padre Gutemberg Feitosa, pároco do Santuário de São José de Ribamar, representou a comissão coordenadora da Pascom Arquidiocesana de São Luís.
A primeira palestra do evento foi sobre "Comunicação e Igreja: O Diretório de Comunicação", ministrada por Ricardo Alvarenga, mestrando maranhense da Universidade Metodista de São Paulo. Ele apresentou o histórico do processo de construção do Diretório que se iniciou em 1979, um panorama rápido sobre os dez capítulos do documento e como foi a aprovação dele no ano passado, depois foi aberto um espaço para debates e perguntas. Padre Rafael também deu sua contribuição esclarecendo como o documento foi atualizado a partir da inspiração trazida à Igreja durante o pontificado do Papa Francisco. No encerramento da noite, Eanes Silva deu avisos e orientações sobre o andamento dos trabalhos nos dois dias seguintes. Um objetivo importante foi revisar o Projeto de Comunicação do Regional, que norteará as ações dos próximos anos, contemplando os eixos Formação, Articulação, Produção e Espiritualidade. Veja mais fotos do Encontro em nossa página no Facebook clicando aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário