domingo, 28 de junho de 2015

Frei Ribamar celebra abertura do Tríduo de São Pedro na Nossa Senhora das Graças

O Tríduo de São Pedro foi aberto na noite de sexta-feira (26/06/2015) na Comunidade Nossa Senhora das Graças com uma bela missa celebrada pelo vigário-paroquial Frei Ribamar Ferreira. O tema central da festividade este ano é "Pedro, cuida do rebanho, anunciando o Evangelho", e o lema da primeira noite foi "Pedro guiado pela Fé edifica a Igreja de Cristo". Os grupos responsáveis por colaborar na liturgia inaugural foram as Comunidades Santa Luzia, Nossa Senhora de Fátima, o Conselho Pastoral Paroquial, a Pastoral Litúrgica, os Ministros da Palavra, o Centro de Obras Sociais, as Irmãs de São José de São Jacinto e as Irmãs de Jesus Cristo Crucificado. A cor litúrgica do dia foi o verde, por ocasião da 12a Semana do Tempo Comum.
Depois da invocação da Santíssima Trindade, do Ato Penitencial e do Hino de Louvor, houve entronização da Palavra com um menino vestido de caboclo de fita do bumba-boi entregando-a ao celebrante. A Primeira Leitura, extraída do capítulo 17 do Livro do Gênesis, foi proclamada relatando a promessa de Deus a Abraão de que ele teria um filho na velhice: "Deus disse também a Abraão: 'Quanto à tua mulher, Sarai, já não a chamarás Sarai, mas Sara. Eu a abençoarei e também dela te darei um filho. Vou abençoá-la, e ela será mãe de nações, e reis de povos dela sairão'. Abraão prostrou-se com o rosto em terra, e pôs-se a rir, dizendo consigo mesmo: 'Será que um homem
de cem anos vai ter um filho e que, aos noventa anos, Sara vai dar à luz?'. E, dirigindo-se a Deus, disse: 'Se ao menos Ismael pudesse viver em tua presença'. Deus, porém, disse: 'Na verdade, é Sara, tua mulher, que te dará um filho, a quem chamarás Isaac. Com ele estabelecerei a minha aliança, uma aliança perpétua para a sua descendência." Em seguida foi cantado um trecho do Salmo 127 com o refrão coletivo "Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor."
Daí o Evangelho do dia (Mateus 8,1-4) foi proclamado pelo sacerdote, destacando o trecho: "Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: 'Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar.' Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: 'Eu quero, fica limpo.' No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra." Em sua homilia, Frei Ribamar falou sobre a importância de São Pedro para a Igreja e o poder de cura com que Jesus capacitou os cristãos.
A homilia da liturgia diária da CNBB enuncia que "o Evangelho de hoje nos mostra coisas muito interessantes. Inicialmente, Jesus desce do monte, o que nos mostra que devemos subir ao monte para conversar sobre coisas importantes, mas não podemos ficar lá para sempre, precisamos descer. As multidões o seguiam, porque o discurso do Evangelho convence, faz com que as pessoas dêem sua adesão a Jesus e à causa do Reino. Por fim, nos mostra que as verdades refletidas sobre o monte devem ser vividas, pois Jesus faz isso, vendo a necessidade de quem dele se aproxima e fazendo o que está ao seu alcance para que o mal seja vencido e todas as pessoas possam ter uma vida digna de filhos e filhas de Deus."
Após o Credo, a leitura das preces da assembleia e o Ofertório, o padre proclamou a Oração Eucarística, seguida do ponto alto da distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis presentes, da representação de pós-comunhão e da bênção final. Depois da missa, os fiéis puderam se confraternizar na quermesse que ofereceu comidas típicas doadas pelos colaboradores e comunidade do Morro.
Na celebração da segunda noite do Tríduo, neste sábado (27/06/2015), a missa foi presidida pelo vigário-paroquial Frei Raimundo Nonato Moreira, e a cor litúrgica foi a vermelha em honra à Solenidade dos mártires São Pedro e São Paulo. O lema da noite foi "Pedro inspira um novo modelo de cristão para a Igreja", e os grupos responsáveis pela liturgia foram a Pastoral da Catequese, a Pastoral do Dízimo, a Legião de Maria, a Pastoral da Juventude, o Apostolado da Oração, os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, a Comunidade Matriz São Francisco e o Movimento Eucarístico Jovem.
“Que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mateus 16, 18-19).
Na noite deste domingo (28/06/2015), o Grande Dia da Solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos será celebrado na Comunidade Nossa Senhora das Graças pelo pároco Frei Valdo Nogueira, observando o lema de hoje "Pedro, testemunho da Fé e do Evangelho". Os grupos colaboradores litúrgicos são o Ministério de Acólitos e Coroinhas, Terço dos Homens, Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Pastoral Familiar, Renovação Carismática Católica e Comunidade Santo Antônio.
O Conselho Comunitário Eclesial de Nossa Senhora das Graças, representado por Carlos Barros, convida todos os fiéis devotos, pastorais, movimentos, demais comunidades, grupos, núcleos e serviços da Paróquia São Francisco de Assis a participarem do Tríduo que vai até o feriado desta segunda-feira (29/06/2015) na Capela situada na Avenida Ferreira Gullar, 11, Morro - São Francisco. A Pastoral da Comunicação agradece à catequista da Comunidade Santa Luzia Lyana Jansen pelo compartilhamento das fotos da noite de abertura em nossa página no Facebook, para ver mais imagens clique aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário