Nesta quarta-feira (18/03/2015), por volta do meio-dia, o Arcebispo de São Luís e vice-presidente da CNBB, Dom José Belisário da Silva, recebeu na Câmara Municipal de Vereadores da capital maranhense o título de cidadão ludovicense, pelo requerimento do vereador Ivaldo Rodrigues.
Estiveram presentes na cerimônia os bispos Dom Gilberto Pestana, presidente do Regional Nordeste 5 e bispo de Imperatriz-MA, e Dom Sebastião Bandeira, bispo da diocese de Coroatá-MA. Compareceram ao ato também o Frei Valdo Nogueira, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, outros padres e diáconos (como Renato Fontoura), religiosos(as), funcionários da Cúria Metropolitana de São Luís, católicos de várias paróquias da arquidiocese e diversos vereadores. No passado, esse título foi concedido ao ex-pároco da nossa Igreja, Frei Wilton Alves Rocha, por requerimento do vereador José Joaquim. Parabéns, Dom Belisário!
O Papa Francisco nomeou hoje o novo bispo auxiliar para a Arquidiocese de São Luís do Maranhão. A nomeação de Dom Esmeraldo Barreto de Farias foi recebida com entusiasmo por Dom Belisário, que estava sem um auxiliar desde 2012, quando Dom José Carlos Chacorowski foi transferido para a Diocese de Caraguatatuba/SP.
Dom Esmeraldo é natural de Santo Antônio de Jesus (BA). Nasceu em 4 de julho de 1949. Foi ordenado presbítero no dia 9 de janeiro de 1977, em sua cidade natal. Sua nomeação episcopal aconteceu em 22 de março de 2000, para a diocese de Paulo Afonso (BA), onde permaneceu até 2007. Foi bispo de Santarém (PA) de 2007 a 2011, quando em novembro o papa emérito Bento XVI o nomeou arcebispo de Porto Velho. Seu lema episcopal é “Levanta-te e anda” (At 3, 6).
“Vamos receber um bispo muito experiente, que conhece bem a realidade do Nordeste por ser filho do Nordeste, e conhece bem a realidade da Amazônia por ter trabalhado em Santarém. É um homem muito simples, bastante dedicado à pastoral, um pastor mesmo”, comentou Dom José Belisário da Silva.
Em entrevista à Rádio Educadora (um dos meios de comunicação da arquidiocese), o arcebispo de São Luís declarou que ainda não sabe quando será a posse de dom Esmeraldo, mas sugeriu uma possível data.
“De acordo com o Direito Canônico, temos um tempo para acertar tudo isso, mas a celebração de Corpus Christi seria uma data bem significativa”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário