terça-feira, 11 de agosto de 2015

Papa Francisco institui Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

Data será celebrada anualmente em 1º de setembro, assim como já acontece na Igreja ortodoxa.
A partir do próximo dia 1º de setembro, católicos de todo o mundo vão celebrar, anualmente, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A data, anunciada pelo Vaticano nesta segunda-feira, 10/8, foi instituída pelo Papa Francisco, recordando a contribuição que os cristãos devem dar para a superação da crise ecológica.
Francisco acolhe, assim, a sugestão do Metropolita Ioannis de Pérgamo, da Igreja ortodoxa, cujos fiéis já celebram essa data há tempos. O Papa anunciou a criação da data também na Igreja católica em uma carta enviada ao presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Turkson, e ao presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch.
“Anualmente, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação oferecerá a cada fiel e às comunidades a preciosa oportunidade para renovar a adesão pessoal à própria vocação de guardião da criação”, explica o Papa na carta. Ele destaca que a celebração deste dia, na mesma data, com a Igreja ortodoxa será também uma ocasião para testemunhar a comunhão com os ortodoxos.
Ao Cardeal Turkson, Francisco pede empenho junto às comissões Justiça e Paz das conferências episcopais e organismos comprometidos no âmbito ecológico para organizar iniciativas na celebração da data envolvendo todo o povo de Deus. E ao cardeal Koch, o pedido é que sejam feitos os contatos junto ao Patriarcado Ecumênico para que a data se torne sinal de um caminho percorrido em conjunto pelos que creem em Cristo.
Jubileu da Misericórdia - O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização publicou uma série de volumes que tratam do tema da misericórdia de vários pontos de vista. O objetivo é pôr à disposição de todos os agentes de pastorais, instrumentos tanto para o aprofundamento pessoal como para a preparação de encontros, catequeses ou mesmo para a animação de orações comunitárias.
A coleção intitulada “Misericordiosos como o Pai” – título que retoma o tema do Jubileu – compreende oito volumes: Celebrar a Misericórdia; Os Salmos da Misericórdia; As Parábolas da Misericórdia; A Misericórdia nos Padres da Igreja; Santos na Misericórdia; Os Papas e a Misericórdia; As Obras de Misericórdia corporal e espiritual; e A Confissão, Sacramento da Misericórdia.
Todos os volumes poderão servir de ajuda na preparação de iniciativas originais durante o Ano Santo, de modo particular, o volume “Celebrar a Misericórdia” que traz indicações específicas sobre como celebrar o Jubileu nas Igrejas locais, apresentando mesmo os ritos de abertura e encerramento da Porta da Misericórdia, ritos previstos pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e aprovados pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
Os volumes estarão à venda a partir do mês de setembro, pela Editora São Paulo, em italiano, inglês, espanhol, português, alemão e polaco.

(Jéssica Marçal, da Redação Canção Nova, com Rádio Vaticano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário