A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida mobilizou o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo, onde reuniu milhares de fiéis na tarde e noite desta quarta-feira (12/08/2015) para a missa celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís, Dom Esmeraldo Barreto de Farias. Antes, a padroeira do Brasil fez uma parada importante no Hospital Aldenora Belo, representando o sustento da Mãe da Igreja para todos os enfermos, nessa visita ao hospital que é referência do tratamento de câncer no estado do Maranhão.
Na tarde desta quinta-feira (13/08), a imagem passará novamente pelo território da nossa Paróquia São Francisco de Assis, cruzando a Ponte Bandeira Tribuzzi e a Avenida Carlos Cunha no bairro do Jaracaty, rumo à missa que contempla nossa Forania São Luís Rei de França, às 18h na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no Cohafuma, onde o celebrante será o arcebispo Dom José Belisário da Silva. Todos estão convidados.
No Santuário da Conceição no Monte Castelo, depois de uma madrugada intensa de vigília de oração e honras a Nossa Senhora Aparecida, o dia de hoje amanheceu com a Santa Missa. Na celebração campal de ontem, com um público estimado de 6 mil pessoas no largo da igreja, houve uma homenagem das crianças à padroeira do Brasil e a participação emocionante de milhares de devotos.
Um momento marcante foi o agradecimento com lágrimas de uma devota que acabou de fazer uma cirurgia de câncer de pele e ainda com a cabeça enfaixada participou da missa campal, ganhando um abraço de Dom Esmeraldo após fazer o pedido por sua recuperação. A imagem foi acompanhada durante todo o trajeto pelo Padre Missionário Redentorista Geraldo Rodrigues.
Depois da procissão de entrada, da invocação da Santíssima Trindade, do Ato Penitencial cantado e do Hino de Louvor, a Primeira Leitura, extraída do capítulo 34 do Livro do Deuteronômio, relatou a morte de Moisés: "E Moisés, servo do Senhor, morreu ali, na terra de Moab, conforme a vontade do Senhor. Ao morrer, Moisés tinha cento e vinte anos. Sua vista não tinha enfraquecido, nem seu vigor se tinha esmorecido. Em Israel nunca mais surgiu um profeta como Moisés, a quem o Senhor conhecesse face a face, nem quanto aos sinais e prodígios que o Senhor lhe mandou fazer na terra do Egito, contra o Faraó, os seus servidores e todo o seu país, nem quanto à mão poderosa e a tantos e tão terríveis prodígios, que Moisés fez à vista de todo Israel". Em seguida foi cantado um trecho do Salmo 65 com o refrão coletivo "Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, é ele que dá vida à nossa vida".
Após o canto de aclamação, o Evangelho do dia (Mateus 18,15-20) foi proclamado com destaque para o trecho inicial: "Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas".
Depois da homilia de Dom Esmeraldo, da leitura das preces da assembleia e do Ofertório, o bispo proclamou a Oração Eucarística alternando-se com os concelebrantes, foram rezados o Pai-Nosso e a Oração pela Paz, daí chegou o momento máximo da distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis presentes, seguida do pós-comunhão, dos agradecimentos da comunidade e da bênção final.
A visita ao Hospital Aldenora Belo foi outro marco emocionante para dar esperança aos doentes, especialmente as crianças em tratamento, no retorno da carreata com a santa que voltava do município de Morros. O Padre Haroldo, que faz um trabalho dedicado de orientação espiritual dos pacientes do HAB, marcou presença na passagem. Diversos pacientes puderam tocar na imagem, que fez uma parada também no hospital para doenças mentais Nina Rodrigues. Hoje, nossos paroquianos não podem perder a missa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no Cohafuma.
"Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: 'Como são grandes vossas obras!" (Sl 65, 1-3a).
Nenhum comentário:
Postar um comentário