quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Imagem de Nossa Senhora Aparecida abençoa cidade de Morros, Frei Valdo marca presença

A cidade de Morros parou para receber a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida com uma mobilização popular impressionante de milhares de fiéis no feriado municipal da padroeira Nossa Senhora Aparecida do Rio Munim, sendo que a paróquia local homônima à santa estava em pleno Festejo celebrando seus 75 anos de fundação, e o ponto alto foi a missa campal solene presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom José Belisário da Silva, com destaque para o canto de um grande coral.
No meio do percurso até Morros a imagem fez uma visita de 20 minutos à Penitenciária de Pedrinhas na tarde desta terça-feira (11/08/2015). Ao longo da estrada, a imagem foi muito aplaudida pelos fiéis posicionados às margens da rodovia na passagem pelos municípios de Bacabeira e Rosário, cujos prefeitos decretaram ponto facultativo no período da tarde para a passagem da visitante ilustre.
No início da tarde de ontem, fiéis e curiosos se aglomeraram na frente da Igreja da Sé para ver de perto a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida que se despedia da Catedral e partia em direção ao município de Morros.
Sob o badalar dos sinos e ao som das sirenes das viaturas do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e da Polícia Civil que escoltaram a santa, houve muitos aplausos e vivas das pessoas que se acotovelavam para tocar mais uma vez na imagem, e a santa saiu da Catedral por volta das 13h30min, tendo à frente os batedores que abriam o caminho para o cortejo. O retorno da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida a São Luís acontece na tarde desta quarta-feira (12/08), quando a imagem será levada para o Santuário da Conceição, no Monte Castelo.
Na grande celebração eucarística em Morros, houve momentos de grande emoção por parte dos fiéis interioranos do Maranhão, no dia dedicado à festa de Santa Clara. O pároco da nossa Paróquia São Francisco de Assis, Frei Valdo Nogueira, viajou pela manhã e atuou na missa como mestre de cerimoniário no serviço do altar. Após a procissão de entrada, a invocação da Santíssima Trindade, o Ato Penitencial e o Hino de Louvor, a Primeira Leitura, extraída do capítulo 31 do Livro do Deuteronômio, destacou o encorajamento de Moisés a seu sucessor Josué: "Depois Moisés chamou Josué e, diante de todo Israel, lhe disse: 'Sê forte e corajoso, pois és tu que introduzirás este povo na terra que o Senhor sob juramento prometeu dar a seus pais, e és tu que lhe darás a posse dela. O Senhor, que é o teu guia, marchará à tua frente, estará contigo e não te deixará nem te abandonará. Por isso, não temas nem te acovardes". Em seguida foi entoado o trecho do Salmo responsorial tirado do capítulo 32 do Deuteronômio com o refrão coletivo "A porção do Senhor é o seu povo".
Então foi proclamado o Evangelho do dia (Mateus 18,1-5.10.12-14), com destaque para o trecho inicial: "Naquele tempo: Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: 'Quem é o maior no Reino dos Céus?' Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: 'Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus". Em sua homilia, Dom Belisário falou sobre essa simplicidade das crianças e também do povo do interior maranhense que mostrou grande entusiasmo ao receber Nossa Senhora Aparecida.
Depois da leitura das preces da assembleia e do Ofertório, o arcebispo proclamou a Oração Eucarística, foram rezados o Pai-Nosso e a Oração pela Paz, e chegou o momento máximo da distribuição da Sagrada Eucaristia às centenas de fiéis presentes, seguida dos agradecimentos da paróquia e da bênção final. A imagem saiu de Morros para voltar à capital maranhense no início da tarde desta quarta-feira, abençoando na sua passagem as águas do Rio Una.
Durante a manhã de ontem na Sé, as irmãs da Congregação Fraternidade O Caminho comandaram o terço em louvor a Nossa Senhora Aparecida, na Catedral Metropolitana. Ao meio-dia, começou a missa de envio celebrada pelo padre Crisantônio Silva (Paróquia Nossa Senhora da Penha/Anjo da Guarda).
A missa teve como concelebrantes o padre Baldez e o sacerdote missionário redentorista Geraldo Rodrigues, que acompanha a imagem em sua peregrinação a São Luís. O coroinha da Comunidade Nossa Senhora das Graças Lucas Ribeiro, da nossa Paróquia, estava servindo no altar ao lado de padre Crisantônio.
A missa marcou a despedida da santa da Igreja da Sé, de onde saiu a imagem em carreta em direção a Morros. Ontem no período matutino, a Arquidiocese de São Luís do Maranhão realizou uma coletiva de imprensa, com o objetivo de informar sobre a passagem da imagem peregrina durante dez dias.
Desde o início da manhã desta terça-feira fiéis visitaram a Igreja da Sé para ver, tocar na imagem e rezar para Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil cuja imagem peregrina encontrava-se na Catedral desde segunda-feira.
Durante a celebração de Acolhida à imagem de Nossa Senhora Aparecida, o arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, conclamou os fiéis a rezarem para que a visita da santa que percorre as principais cidades do país traga bons frutos, "frutos de esperança".
Citando a crise econômica pela qual passa o país, "para alguns uma crise política, que tem nos deixado inseguros na nossa terra", o arcebispo falou aos presentes para pedirem à Mãe de Cristo que "traga as graças necessárias à nossa Igreja e ao nosso povo".
(Fotos: Dorivan Lima e Pascom Sé)

Nenhum comentário:

Postar um comentário