terça-feira, 11 de agosto de 2015

Frei Valdo celebra na Matriz na terceira noite do Tríduo de Santa Clara

Na noite desta segunda-feira (10/08/2015), o pároco Frei Valdo Nogueira celebrou a missa do terceiro dia do Tríduo em honra a Santa Clara na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis, observando o subtema “Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus”. O tema central da festividade deste ano é: “Com Santa Clara, buscamos a perfeita alegria”. A cor litúrgica ontem foi o vermelho, por ocasião do dia em memória do mártir e diácono São Lourenço, padroeiro dos diáconos da Igreja. Os grupos noitantes responsáveis pela liturgia foram a Renovação Carismática Católica, as Comunidades Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Jesus o Bom Pastor e Nossa Senhora das Graças, a Pastoral Litúrgica e os Ministros da Palavra.
A animação musical ficou por conta do Grupo de Oração São Francisco da RCC, liderado pelo casal Robert Gonçalves de Araújo e Adriana Carvalho. A Ordem Franciscana Secular convida todos os paroquianos para a festa em homenagem a Santa Clara no encerramento nesta terça-feira às 19h na Matriz.
Depois da procissão de entrada, da invocação da Santíssima Trindade e do Ato Penitencial cantado, a Primeira Leitura, retirada do nono capítulo da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios, destacou que "Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa,
como está escrito: "Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre". Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça". Na sequência foi entoado o trecho do Salmo 111, iniciado por "Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!"
Daí o celebrante proclamou o Evangelho do dia (João 12,24-26) que começou por: "Naquele tempo, disse Jesus a seus discipulos: Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna".
A reflexão da liturgia diária da CNBB argumenta: "Hoje em dia, mais do que nunca, o testemunho dos valores do Evangelho se faz necessário até às últimas consequências. A partir daí percebemos uma das maiores responsabilidades do discipulado: a vivência de forma radical dos valores evangélicos e o testemunho da verdade anunciada por Jesus. Todas as pessoas que assumem esta radicalidade do Evangelho mostram ao mundo que existe a verdadeira esperança de superar todos os males que marcam o nosso tempo e construir uma nova realidade, fundamentada nos valores evangélicos, que pode trazer às pessoas humanas a verdadeira felicidade, e que, na sua busca, vale a pena o sacrifício até mesmo da própria vida".
Após a homilia do padre e o Ofertório na Paróquia agraciada com a passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida durante a tarde, Frei Valdo proclamou a Oração Eucarística, foram rezados o Pai-Nosso e a Oração pela Paz, e culminou com o momento fundamental da distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis presentes, seguida dos avisos da comunidade, da bênção final e do belo louvor e adoração da Renovação Carismática.
Hoje à noite será celebrada a festa do Dia de Santa Clara pelo vigário-paroquial Frei Raimundo Nonato Moreira às 19h na Igreja Matriz do São Francisco, com base no tema central do Tríduo e a cor litúrgica branca. Os grupos noitantes colaboradores na liturgia são as Comunidades São José, Santo Antônio e Santa Luzia, a Legião de Maria, a Pastoral do Dízimo e a Pastoral da Sobriedade. Pede-se que todos levem uma vela para a celebração da luz da Irmã Lua de Francisco de Assis. Após a missa solene de encerramento nesta terça-feira, haverá um lanche fraterno compartilhado tendo como convidados todas as comunidades, pastorais, movimentos e serviços. "Ajude a fortalecer a obra do Senhor, seja dizimista". A OFS desde já agradece a colaboração e a participação de todos.
"Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente!" (Sl 111,5-6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário