quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Frei Valdo celebra missa na Matriz sobre Evangelho da igualdade

Na noite desta quarta-feira (19/08/2015), o pároco Frei Valdo Nogueira celebrou a missa das 19h na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis, sobre o tema da igualdade com que Deus trata os trabalhadores do Reino. A cor litúrgica do dia foi o verde, por ocasião da vigésima Semana do Tempo Comum.
Após a procissão de entrada, a invocação da Santíssima Trindade e o Ato Penitencial, a Primeira Leitura, retirada do capítulo 9 do Livro dos Juízes, foi proclamada relatando a parábola contada por Joatão sobre a oliveira, a figueira, a videira e o espinheiro constituído rei das árvores, com destaque para a moral: "Dissestes: é um rei que deve reinar sobre nós, quando o Senhor vosso Deus é o vosso rei". Na sequência foi entoado um trecho do Salmo 20 com o refrão coletivo "Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra".
Então o celebrante proclamou o Evangelho do dia (Mateus 20,1-16a) com a parábola dos trabalhadores da vinha destacando o trecho final: "Vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata. Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: `Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro'. Então o patrão disse a um deles: `Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?' Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos."
A reflexão da liturgia diária da CNBB argumenta: "Nós estamos acostumados com a forma de justiça que foi estabelecida pelos homens e, por causa disso, encontramos dificuldades para compreender a justiça divina, principalmente porque os principais critérios da justiça dos homens são a diferença entre as pessoas e a troca entre os valores, enquanto que os principais critérios da justiça divina são a igualdade entre as pessoas e a gratuidade dos valores. Isso nos mostra que a lógica divina é totalmente diferente da lógica dos homens e que nós vivemos reivindicando valores que, na verdade, são valores humanos e que não nos conduzem a Deus. Também nos mostra o quanto todos nós somos comprometidos com os valores humanos e deixamos de lado os valores do Reino".
Depois da homilia de Frei Valdo e do Ofertório, o padre proclamou a Oração Eucarística, foram rezados o Pai-Nosso e a Oração pela Paz, e chegou o momento máximo da distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis presentes, seguida dos avisos da comunidade e da bênção final. Ao fim da missa, teve reunião de oração do Terço dos Homens na Matriz, e uma missa especial celebrada pelo vigário-paroquial Frei Raimundo Nonato Moreira na Comunidade Santa Luzia, com a participação de diversos agentes da Pastoral Familiar paroquial e grupos de jovens.
"É grande a sua glória em vosso auxílio; de esplendor e majestade o revestistes. Transformastes o seu nome numa bênção, e o cobristes de alegria em vossa face" (Sl 20,6-7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário