quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Comunidade Nossa Senhora das Graças discute sexualidade no segundo encontro pela Semana Nacional da Família

A Pastoral Familiar da Paróquia São Francisco de Assis realizou na noite desta terça-feira (11/08/2015) o segundo encontro da Semana Nacional da Família em seu giro pelas comunidades, desta vez na Comunidade Nossa Senhora das Graças (Morro). O tema trabalhado ontem foi "Sexualidade: Dom de Deus", tendo como casal responsável Danierick e Leydyana Mendes, acompanhados de suas três filhas, e Reinaldo Corrêa como anfitrião apresentador e facilitador. A animação musical ficou por conta do quarteto da comunidade Gracinha/Ana/Hilda e Robson. Veja mais fotos da SNF na nova página da Pastoral da Família no Facebook criada por Claydson Miranda.
Essa série de encontros celebrativos da SNF vai contemplar todas as nossas oito comunidades paroquiais até a manhã do próximo domingo (16/08). A segunda reunião contou com a presença de um bom número de pessoas representando as famílias, inclusive com diversas crianças da Pastoral Mirim participando e vários membros da comunidade das Graças dando seu apoio.
Depois da Oração Inicial proclamada em conjunto para iniciar os trabalhos e a entrada do cartaz com o tema do encontro (com Dandan e as filhas Lucy e Dandara), houve a proclamação da Palavra de Deus constante no capítulo 5 da Carta de São Paulo aos Efésios: "Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo. "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne".
Na sequência foi lida por três leitores da comunidade (catequista Luzinete, e jovens Kaylan Mendes e Thaís) a reflexão sobre o texto bíblico, também com respostas conjuntas da assembleia, e seguida pelas orientações do Magistério da Igreja lidas pelo comentarista. Então chegou o momento mais enriquecedor, o da partilha de experiências com base nas perguntas propostas no livro subsídio "Hora da Família", que contou com testemunhos marcantes de Marcelo Azevedo, Paulo Roberto Araujo Filho, do presidente do conselho da comunidade Carlos Barros e do casal Danierick/Leydyana, este último bastante emocionante.
Após o compromisso de gesto concreto proposto por Reinaldo, o de reforçar o diálogo em família sobre a sexualidade, e a Oração final seguida de um alegre Abraço da Paz, teve um saboroso lanche oferecido pela comunidade e foi reforçado o convite para os próximos encontros da Semana. Na noite desta quarta-feira (12/08), a visita será na Comunidade Santo Antônio, na Ilhinha, tendo como casal responsável Edmilson Lemos Filho e Jeanny Ferreira, a partir das 19h30min.
A PF-PSFA lembra a campanha em prol da reforma do teto da Capela de Nossa Senhora das Graças: doações de sacos de cimento, areia ou do valor em dinheiro podem ser entregues na comunidade em horário comercial (Avenida Ferreira Goulart, s/n, Morro – São Francisco), ou entre em contato com Carlos Barros pelo telefone 98772-9141. Para melhoramentos na estrutura de cobertura do altar e no telhado, o conselho comunitário eclesial de lá está precisando de doações de cimento que será utilizado no reforço das estruturas de proteção que ficarão no teto acima do altar e dos bancos da metade frontal da igreja, para resolver o problema da chuva e dos pássaros que entram e prejudicam as atividades celebrativas com barulho e sujeira.
Comunidades de todo o Brasil estão celebrando a Semana Nacional da Família desde domingo, Dia dos Pais (09/08). Para auxiliar nas atividades de oração e reflexão, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) prepararam o subsídio “Hora da Família”. O texto propõe sete encontros voltados às famílias, jovens, crianças, casais de namorados e noivos.
A edição do "Hora da Família" está em sintonia com o tema do Encontro Mundial das Famílias, que será no mês de setembro, na Filadélfia (EUA), com a presença do Papa Francisco. O tema de ambos os eventos é "O amor é a nossa missão: a família plenamente viva".
Confira o restante da programação da SNF-2015 em nossa Paróquia:
12/08 (quarta-feira): 3º Encontro - Homem e mulher construindo um matrimônio santo, local: Comunidade Santo Antônio (Ilhinha), às 19h30min, casal responsável: Edmilson Lemos Filho e Jeanny Ferreira.
13/08 (quinta-feira): 4º Encontro - Criando o futuro, local: Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Buriti), às 19h30min, casal responsável: Flávio e Marcilia de Souza.
14/08 (sexta-feira): Celebração da Palavra - Fidelidade e perseverança e 5º Encontro - Todo o amor dá frutos, local: Comunidade São José (Residencial Jansen), às 19h30min, casal responsável: Paulo Roberto Araujo Filho e Gisele Cardoso de Araujo (Pascom).
15/08 (sábado): Celebração - Fecundidade conjugal e familiar, local: Comunidade Jesus o Bom Pastor, missa das 17h a ser celebrada pelo pároco Frei Valdo Nogueira com auxílio do Diácono Marinaldo Oliveira, casal responsável: Fabiano e Ana Eugênia Furtado.
15/08 (sábado): Terço da Sagrada Família na Igreja Matriz do São Francisco às 18h, tema: 6º Encontro - Família, esperança de Deus para o mundo, seguido de Missa das Famílias com bênção das grávidas, a partir das 19h, celebrada por Frei Ribamar Ferreira com assistência do Diácono Getúlio Silva.
16/08 (domingo): Celebração de encerramento da SNF - Vida consagrada e familiar, missa das 8h30min na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Jaracaty), liturgia coordenada por Maria do Socorro Castro, a ser celebrada por Frei Ribamar, seguida de café da manhã compartilhado com a Pastoral.
O 7º Encontro - tema: "Igreja, mãe e mestra" provavelmente será trabalhado numa reunião de espiritualidade posterior. O subsídio "Hora da Família" está disponível para compra na Secretaria Paroquial da Matriz por apenas 3 reais, e com os casais coordenadores paroquiais, (arqui)diocesanos e regionais da Pastoral Familiar. Todos os paroquianos estão convidados a participar.
(Fotos: Lucy Mendes no celular de Chrystina Belfortt)

Nenhum comentário:

Postar um comentário