sexta-feira, 31 de julho de 2015

Papa recebe prêmio por empenho no combate à pena de morte

O Prêmio “Abolicionista do ano 2015" foi dedicado ao Papa Francisco por seu empenho no combate à pena de morte desde o início do pontificado.
O Papa Francisco receberá da Associação “Ninguém toque Caim” o Prêmio “Abolicionista do ano 2015", como reconhecimento por seu empenho contra a pena de morte, sendo a personalidade que mais se destacou na causa.
“O Papa Bergoglio, cujo pontificado foi inaugurado com a abolição da prisão perpétua e pela introdução da tortura como crime na legislação do Estado da Cidade do Vaticano, pronunciou-se de forma clara e forte, não somente contra a pena de morte, mas também contra a pena pela pena e a pena até a morte”, lê-se no comunicado divulgado pela instituição.
O relatório 2015, que será apresentado nesta sexta-feira, 31/7, pela “Ninguém toque Caim”, revela fatos importantes relativos à prática da pena de morte em 2014 e nos primeiros seis meses de 2015. Durante a apresentação serão ilustrados também os objetivos da campanha em vista do congresso que será realizado na Penitenciária de Opera (Itália), no outono, dedicado prevalentemente ao tema da prisão perpétua, além da próxima votação, em dezembro de 2016, da nova resolução sobre a moratória universal das execuções por parte da Assembleia Geral da ONU.
Jubileu da Misericórdia - Foi divulgado nesta quinta-feira, 30/7, o calendário oficial do Jubileu da Misericórdia, que terá início no dia 8 de dezembro de 2015, Solenidade da Imaculada Conceição, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro.
A abertura da Porta Santa da Basílica de São João em Latrão e nas Catedrais do Mundo será feita alguns dias depois, em 13 de dezembro. Já a abertura da Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior será feita no primeiro dia do ano de 2016, único evento previsto para o mês de janeiro.
Em fevereiro, o destaque é para o Jubileu da Vida Consagrada e encerramento do Ano da Vida Consagrada, e o Jubileu da Cúria Romana.
No mês de abril, o Papa convocou o Jubileu dos adolescentes, de 13 a 16 anos, no Domingo de Páscoa.
Em junho, será a vez dos Doentes e das Pessoas com deficiência celebrarem o seu Jubileu. Os jovens celebrarão seu Jubileu em Cracóvia, na Polônia, na Jornada Mundial da Juventude, em julho.
Setembro será o mês dos catequistas. Outubro, o Jubileu Mariano. A novidade, em novembro, é o Jubileu dos Presos, na Praça São São Pedro, no dia 6.
Também em novembro, no dia 13, haverá o fechamento da Porta Santa nas Basílicas de Roma e nas Dioceses. E no dia 20, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, o fechamento da Porta Santa na Basílica de São Pedro e a conclusão do Jubileu da Misericórdia.

(Da Redação Canção Nova, com News.va e Rádio Vaticano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário