quarta-feira, 29 de julho de 2015

Frei Ribamar celebra missa de terça sobre o joio e o trigo na Matriz

Na noite desta terça-feira (28/07/2015), feriado estadual da adesão do Maranhão à Independência do Brasil, o vigário-paroquial Frei Ribamar Ferreira celebrou a missa das 19h na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis. A cor litúrgica do dia foi o verde, por ocasião da 17a Semana do Tempo Comum.
Após a procissão de entrada, a invocação da Santíssima Trindade e o Ato Penitencial, a Primeira Leitura, retirada dos capítulos 33 e 34 do Livro do Êxodo, foi proclamada relatando a intimidade entre Moisés e Deus: "Logo que Moisés entrava na Tenda, a coluna de nuvem baixava e ficava parada à entrada, enquanto o Senhor falava com Moisés. Ao ver a coluna de nuvem parada à entrada da Tenda, todo o povo se levantava e cada um se prostrava à entrada da própria tenda. O Senhor falava com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo". A seguir foi entoado um trecho do Salmo 102 com o refrão coletivo "O Senhor é indulgente, é favorável."
Depois do canto de aclamação, foi proclamado pelo celebrante o Evangelho do dia (Mateus 13,36-43) trazendo a explicação de Jesus sobre a parábola do joio e do trigo: "Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos".
A reflexão da liturgia diária da CNBB argumenta: "Jesus contou a parábola do trigo e do joio para toda a multidão, mas depois, os discípulos o procuram para uma maior compreensão da parábola. Assim, existem aquelas pessoas que apenas ouvem o que Jesus tem a dizer e se dão por satisfeitas, porém, existem aquelas pessoas que querem sabem mais, querem aprofundar a fé. Existem as pessoas que não valorizam plenamente a fé, então aprendem o mínimo e se dão por satisfeitas. Para quem quer verdadeiramente ser discípulo de Jesus, sempre há oportunidade para ir além no conhecimento das verdades da fé com a finalidade de agir melhor segundo os critérios do Evangelho."
Após a homilia do padre, a leitura das preces da assembleia e o Ofertório, Frei Ribamar proclamou a Oração Eucarística, foram rezados o Pai-Nosso e a Oração pela Paz, e chegou o momento culminante da distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis presentes, seguida dos avisos da comunidade e da bênção final.
"Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes. Como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem" (Sl 102,11-13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário