Após a procissão de entrada, a invocação da Santíssima Trindade, o Ato Penitencial e o Canto do Glória, a Primeira Leitura, extraída do quarto capítulo do Segundo Livro dos Reis, foi proclamada relatando um milagre de multiplicação dos pães pelo Profeta Eliseu: "Eram vinte pães de cevada e trigo novo. E Eliseu disse: 'Dá ao povo para que coma'. Mas o seu servo respondeu-lhe: 'Como vou distribuir tão pouco para cem pessoas?' Eliseu disse outra vez: 'Dá ao povo para que coma; pois assim diz o Senhor: 'Comerão e ainda sobrará' O homem distribuiu e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor". Em seguida foi entoado um trecho do Salmo 144 com o refrão coletivo "Saciai os vossos filhos, ó Senhor!" Na Segunda Leitura, tirada do capítulo 4 da Carta de São Paulo aos Efésios, ressaltou-se o trecho final: "Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos".
Daí o Evangelho do dia (João 6,1-15) foi proclamado com a narrativa do milagre de Cristo alimentando cinco mil homens a partir de apenas cinco pães e dois peixes: "Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. Quando todos ficaram satisfeitos,
Jesus disse aos discípulos: 'Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!' Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães,
deixadas pelos que haviam comido. Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: 'Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo". Em sua homilia, Frei Raimundo falou sobre a importância da partilha e da Eucaristia na vida cristã.
Depois do Credo, da leitura das preces da assembleia e do Ofertório, o padre proclamou a Oração Eucarística, foram rezados o Pai-Nosso e a Oração pela Paz, e veio o ponto alto da distribuição da Sagrada Comunhão aos fiéis presentes, seguida dos avisos da comunidade e da bênção final.
A Pastoral da Comunicação agradece à coordenadora da Pastoral Social Patrícia Tavares pelo compartilhamento das fotos da celebração no Facebook e parabeniza os pais dela, pela celebração em ação de graças pelos seus 46 anos de casamento, neste Dia dos Avós. Para ver mais imagens da missa clique aqui.
"Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam e vós lhes dais no tempo certo o alimento; vós abris a vossa mão prodigamente e saciais todo ser vivo com fartura", conclui o Salmo 144,15-16.
Nenhum comentário:
Postar um comentário