O arcebispo de São Luís e presidente do Regional Nordeste-5 da CNBB, Dom José Belisário da Silva, celebrou no domingo ao meio-dia (28/06/2015) a missa de envio dos comunicadores católicos reunidos no Encontro Regional da Pastoral da Comunicação do estado do Maranhão. A Eucaristia foi celebrada na Capela da Casa de Retiros Oásis (bairro da Aurora) e teve seis padres como concelebrantes, entre eles o Padre Rafael Vieira Silva (Assessor da CNBB vindo da diocese de Aparecida/SP para ministrar ricas palestras de formação) e o Padre Gutemberg Feitosa, pároco do Santuário de São José de Ribamar e coordenador arquidiocesano das Pascom´s de São Luís. A cor litúrgica foi a vermelha, por ocasião da Solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos. O Encontro recebeu sacerdotes de Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, Caxias e até do Piauí.
A Paróquia São Francisco de Assis foi representada pelo casal coordenador da Pascom, Paulo Araujo Filho e Gisele Cardoso de Araujo. A celebração final foi aberta com a procissão de entrada saindo da sala de palestras e caminhando pelas áreas verdes do Oásis até a Capela, logo após a invocação da Santíssima Trindade, o Ato Penitencial e o Canto do Glória. A Primeira Leitura, retirada do capítulo 12 do Livro dos Atos dos Apóstolos, narrou a história da libertação de Pedro pelo anjo do Senhor: "Naqueles dias, o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja, para torturá-los. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João. E, vendo que isso agradava aos judeus, mandou também prender a Pedro. Eram os dias dos Pães ázimos. Depois de prender Pedro, Herodes colocou-o na prisão, guardado por quatro grupos de soldados, com quatro soldados cada um. Herodes tinha a intenção de apresentá-lo ao povo, depois da festa da Páscoa. Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele." Depois um trecho do Salmo 33 foi recitado com o refrão cantado coletivamente "De todos os temores me livrou o Senhor Deus". A Segunda Leitura, oriunda do quarto capítulo da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo, ressaltou em seu trecho final: "Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças; ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão. O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém."
Então, o Evangelho do dia (Mateus 16,13-19) foi proclamado pelo Diácono Ferdinando, da diocese de Viana, ressaltando sua parte inicial: "Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo".
Em sua cativante homilia, Dom Belisário falou sobre a importância de São Pedro e São Paulo como pilastras da Igreja, um representando a instituição e outro o carisma. O primeiro é a pedra sobre a qual foi edificada a Igreja primitiva, um homem simples que bebeu diretamente da fonte do convívio íntimo com Jesus Cristo, e seu ministério continuou vivo através das gerações de Papas até a grande figura do Papa Francisco. Paulo representa o carisma do Espírito Santo, um doutor entre as nações, um grande comunicador que levou o Evangelho a terras distantes e influenciou todo o mundo greco-romano. Mas um não vive sem o outro, pois uma instituição sem o carisma é fria e o carisma sem a instituição pode levar ao anúncio de si mesmo. O arcebispo conclamou os comunicadores católicos a se abastecerem dos exemplos de vida de Pedro e Paulo para melhor anunciarem a Boa Nova a todos, cultos ou iletrados.
Após a profissão de fé, representantes das diversas dioceses presentes no Encontro (10 das 12 do Maranhão) levaram ao altar seus símbolos comunicativos e fizeram as preces da assembleia de maneira espontânea, antes do Ofertório. A seguir o bispo revezou-se com os padres concelebrantes na proclamação da Oração Eucarística, foi rezado o Pai-Nosso e chegou o momento culminante da distribuição da Sagrada Comunhão aos fiéis presentes. No pós-comunhão, cada comunicador foi convidado a acender sua vela no círio que estava nas mãos do comentarista (Rômulo, do Santuário da Conceição, no Monte Castelo, São Luís), os sacerdotes também acenderam as suas no altar, e Dom Belisário deu a bênção de envio a todos com as palavras de Jesus: "Ide e anunciai o Evangelho a toda criatura". Depois do canto final, os pouco mais de 50 participantes do Encontro receberam seus certificados e na despedida puderam se confraternizar com um saboroso almoço. No adeus, agradecimentos às dioceses participantes: São Luís, Viana, Imperatriz, Balsas, Pinheiro, Caxias, Pinheiro, Bacabal, Brejo e Zé Doca, e parabéns ao interior que foi maioria. A Paróquia de Santa Inês nos espera na próxima reunião de coordenadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário