sexta-feira, 31 de julho de 2015

Congresso celebra 35 anos da Renovação Carismática Católica no Maranhão

Encontro terá participação da presidente da RCC Brasil, Kátia Zavaris, e do presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB, Dom José Belisário.
Celebrando 35 anos de presença no estado do Maranhão, a Renovação Carismática Católica realizará neste sábado e domingo (dias 1o e 2 de agosto), na Associação Cristo Rei, sede da RCC São Luís, praça do Viva Angelim, o 9º Congresso Estadual da RCC, com o tema “Se vivemos pelo Espírito, andemos de acordo com o Espírito” (Gl 5,25). O Encontro terá participação de bispos do Regional Nordeste 5, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), incluindo o presidente do Regional, o Arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom José Belisário da Silva, e ainda da presidente da RCC Brasil, Kátia Zavaris (ES).
Também pregam no Congresso o presidente da RCC Maranhão, João Luiz Farias, o presidente da RCC Rio de Janeiro, Vinícius Simões, e o coordenador nacional do Ministério de Intercessão, Luiz César Martins (PR). As inscrições estão sendo antecipadas pelo site www.rccma.com.br, mas poderão ser feitas no dia do evento.
Na programação, além das pregações motivadas pelo tema deste ano, os participantes terão ainda missas, Adoração e momentos de oração ao Espírito Santo, característica marcante da espiritualidade do movimento carismático.
Além de Dom José Belisário, estão confirmadas ainda a presença do bispo de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana, do bispo de Viana, Dom Sebastião Duarte, e ainda dos diretores espirituais da RCC do estado. Para o presidente da RCC Maranhão, a presença dos bispos só reforça a unidade e fraternidade que o Espírito Santo gera no seio do movimento: “A presença do Presidente do Regional e Arcebispo de São Luís simboliza para os carismáticos a unidade da RCC com toda a Igreja e a certeza que esses 35 anos só foram possíveis graças à fraternidade com todos os movimentos e pastorais da Igreja, que também celebram conosco essa grande festa”.
RCC Maranhão - O movimento que deu origem a grandes Comunidades Católicas Carismáticas do Brasil, como Canção Nova (SP) e Shalom (CE), chegou ao Maranhão em 1980, com o padre americano jesuíta, Eduardo Dougherty sj., o mesmo que trouxe a RCC para o Brasil. Hoje a RCC está presente em todas as Dioceses do MA, em forma de Conselhos, com 344 grupos de oração, a célula base do movimento, que se organizam nas comunidades e matrizes paroquiais e nos lugares mais variados, conforme surgem carismáticos: universidades, escolas, residências, condomínios e até repartições.
“Todos os dias do ano, no Maranhão, há um ou vários grupos de oração da Renovação Carismática Católica, que reúnem milhares de carismáticos, desde as crianças de colo, como também jovens, adultos e idosos. Não há restrições para se experimentar as graças do Espírito Santo”, reforça o presidente da RCC Maranhão.
A maior quantidade de grupos de oração no estado está nas cidades de Imperatriz e São Luís, onde cada uma possui uma média de quase 100 grupos de oração.
A Renovação Carismática Católica possui grandes eventos que realiza em diversos períodos do ano, que assim como o Congresso Estadual, reúnem carismáticos e pessoas simpatizantes ao movimento. Esses encontros concentram-se nos Encontros de Carnaval (fevereiro), Pentecostes (abril a junho) e Cenáculos com Maria (abril a junho ou outubro) e têm o objetivo de proporcionar aos participantes uma experiência pessoal com Deus, a partir do Batismo no Espírito Santo e com isso fazer com que busquem um engajamento e maturidade espiritual no seio da Igreja, não apenas na RCC, mas nos diversos movimentos e pastorais que existem na Igreja Católica.
Alguns desses eventos já fazem parte da programação cultural das cidades onde acontecem, é o caso do Rebanhão, em São Luís; Festival Minha Vida tem Sentido, em Imperatriz e Alegrai-vos, em Caxias. E outros entram no circuito nacional de eventos carismáticos, como é o caso do Jesus no Litoral – Uma Virada Radical, missão realizada pela juventude carismática, já há cinco anos realizado durante a Virada do Ano.

(Fonte: Virgínia Diniz - Redes Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário