sexta-feira, 31 de julho de 2015

Celebração da Luz com Frei Ribamar abre bonito o Festejo de Jesus, o Bom Pastor

A bonita Celebração da Luz com iluminação de velas marcou a abertura do Festejo da Comunidade Jesus, o Bom Pastor, na noite desta quinta-feira (30/07/2015) no Renascença I, missa que foi presidida pelo vigário-paroquial Frei Ribamar Ferreira. O subtema do dia foi “A Fé é a luz que permite ver a ação de Jesus em nossas vidas”. Os grupos noitantes colaboradores na liturgia ontem foram os Conselhos das Comunidades e Matriz, Pastoral do Batismo, Ministério da Palavra, Pastoral da Catequese (Comunidades e Matriz), Diáconos, Núcleo de Música e Liturgia Bom Pastor e o Grupo de Acólitos, trabalhando o lema "Eu vim ao mundo como Luz, para que todo o que crê em Mim não fique nas trevas" (Jo 12,46).
O tema central do Festejo este ano é "Jesus o Bom Pastor: grande Missionário e Servo do Pai" (Filipenses 2,6-7). O conselho comunitário eclesial convida todos os fiéis devotos, pastorais, movimentos, demais comunidades irmãs, grupos, núcleos e serviços da Paróquia São Francisco de Assis a participarem desta festividade em homenagem ao Cristo padroeiro, que vai até domingo (02/08/2015) na Igreja localizada na Rua das Palmeiras, s/n, Praça do Viva Renascença, São Luís-MA.  
Na procissão de abertura da missa, a comentarista Marinalva Garcia chamou as comunidades irmãs presentes com suas bandeiras e símbolos à frente: Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças, São José, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Bom Pastor. Depois entrou a imagem peregrina da capelinha de Jesus, o Bom Pastor, que percorreu as residências do bairro durante os 14 dias anteriores. As Irmãs Paulinas também compareceram (representadas por Irmã Inês Helena), para falar da comemoração dos seus 100 anos de evangelização no Brasil. Então, com as velas acessas, entrou a equipe de celebração com o Frei e o grupo de acólitos. A animação musical ficou por conta do Grupo Haylimme, reforçado pelo teclado de Rafael Rangel.
Após a invocação da Santíssima Trindade, o Ato Penitencial recitado e com refrão cantado, e o Hino de Louvor, na Liturgia da Palavra as velas foram apagadas e as luzes da igreja, acesas, para o momento da entronização da Palavra com participação das famílias e idosos. A Primeira Leitura, retirada do capítulo 3 da Carta aos Hebreus, foi proclamada pela Ministra da Eucaristia Rosana Pimenta, com destaque para o trecho final: "Mas o caso de Cristo é diferente: ele veio como Filho, e a ele pertence a casa. E a casa de Cristo somos nós, se conversamos a firmeza da esperança, que é o nosso orgulho". A seguir Paulo Roberto Araujo cantou um trecho do Salmo 27 com o refrão coletivo "O Senhor é minha luz, Ele é minha salvação. Que poderei temer? Que poderei temer?"
Na Segunda Leitura, oriunda do capítulo 26 do Livro dos Atos dos Apóstolos e proclamada por Pedro Américo de Freitas (representando a Catequese), relatou a conversão de Saulo em São Paulo, destacando o trecho: "Eu sou Jesus, aquele que você está perseguindo. Mas agora levante-se e fique de pé. O motivo pelo qual apareci a você é este: eu o constituí para ser servo e testemunho desta visão, na qual você me viu, e também de outras visões, nas quais eu aparecerei a você. Eu vou livrá-lo deste povo e dos pagãos, aos quais eu o envio, para que você abra os olhos deles".
Após o canto de aclamação, o celebrante proclamou o Evangelho segundo João 12,34-36.46-47 enfatizando as palavras de Jesus: "Quem caminha nas trevas não sabe para onde está indo. Enquanto vocês têm a Luz, acreditem na Luz, para que vocês se tornem filhos da Luz. Eu vim ao mundo como Luz, para que todo aquele que acredita em mim não fique nas trevas".
Em sua homilia, Frei Ribamar falou sobre a missão de Jesus como luz do mundo e Bom Pastor das ovelhas. Ele ressaltou a importância do cuidado do rebanho, que deve nortear a vida de todos os cristãos, chamados ao pastoreio de sua Igreja doméstica (a família), dos amigos e da comunidade. Falou sobre a conversão de Saulo, que era perseguidor do rebanho e recebeu de Cristo a missão de cuidar dos perseguidos, e lembrou sua passagem pela Terra Santa (Jerusalém) onde viu do ônibus um rebanho das antigas com o pastor segurando o cajado e observando as ovelhas, algumas se alimentando, outras bebendo água, outras deitadas à sombra, e como Jesus utilizou-se dessa figura comum de sua terra para nos transmitir a mensagem do cuidado.
Após a profissão de fé, a leitura das preces da assembleia por Neylla Suzanne Soares (Com. Nossa Senhora de Fátima) e o Ofertório, o padre proclamou a Oração Eucarística, foram rezados o Pai-Nosso e a Oração pela Paz, e chegou o momento culminante da distribuição da Sagrada Comunhão aos fiéis presentes. Depois teve bênção da água, avisos e agradecimentos da comunidade, e Frei Ribamar chamou ao altar para o canto de parabéns o Sr. Carlos Renato Menezes que celebrava seu aniversário de 70 anos.
A comentarista reforçou o convite para a Ação Social deste sábado (01/08), das 9h às 14h no largo da Igreja, onde haverá atendimento médico e odontológico, biblioteca infantil com contadores de histórias para as crianças, palestras sobre AIDS, diabetes, hipertensão, sedentarismo e atividade física, e alimentação saudável, consultas médicas e vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, exames de ultrassom para grávidas e de próstata para idosos acima de 60 anos, atividades educativo-preventivas em saúde bucal, orientação sobre higiene e cuidado dos dentes, aplicação de flúor, presença da Unidade Móvel BiblioSesc, bazar, estande da Cozinha Brasil e atendimento de Confissões com os Freis Raimundo Nonato Moreira e Francisco Ribeiro (confira os detalhes e horários clicando aqui). Todas as comunidades da Paróquia estão convidadas para aproveitar esses serviços.
No final do pós-comunhão, Graça Eugênio (Pascom e Haylimme) cantou bonito a música "Jesus é Luz" alternada com a Oração de Bênção da Família lida por Marinalva. Depois da bênção final, todos puderam se confraternizar na quermesse com saborosos pratos, lembrando que a comunidade está recebendo doações para o Bazar e vendendo as belas camisas amarelas do Festejo pelo preço de 25 reais.
Na noite desta sexta-feira (31/08), a segunda noite da festividade será da Celebração da Paz às 19h, pede-se que os fiéis vão vestidos de branco. O subtema do dia é “Jesus o Bom Pastor, o Mensageiro da Paz!”, tendo como grupos noitantes envolvidos na liturgia: Pastoral da Comunicação, Pastoral Familiar, Grupo Santa Mônica, Terço dos Homens, Apostolado da Oração, Comunidades Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia e São José, Núcleo de Música e Liturgia Bom Pastor, e Grupo de Acólitos. A missa será celebrada pelo Padre convidado João Rezende Filho, que completa hoje 34 anos de idade, parabéns pelo seu aniversário.
O encerramento da festividade no domingo dia 02/08 terá procissão, cuja concentração será às 16h e com saída do largo da igreja às 16h30min, depois do trajeto pelas ruas do bairro será celebrada a missa campal solene de encerramento presidida pelo pároco Frei Valdo Nogueira. Animando a quermesse após as missas de sábado e domingo (17h), haverá show musical com o cantor e tecladista Rafael Rangel. Participemos todos! "Ajude a fortalecer a obra do Senhor, seja dizimista".
Veja mais fotos de Adeilce Azevedo da abertura do Festejo em nossa página no Facebook clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário