quinta-feira, 25 de junho de 2015

Frei Valdo celebra Solenidade de São João Batista na Igreja Matriz

A Solenidade em honra à Natividade de São João Batista foi celebrada pelo pároco Frei Valdo Nogueira na noite desta quarta-feira (24/06/2015) na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis. Depois de Jesus Cristo, o precursor dele São João é o único santo cujo dia é comemorado na data de seu nascimento (seis meses antes do Natal), e não na data da morte ou da canonização pela Igreja. Foi o dia do grande profeta que foi cheio do Espírito Santo ainda no ventre de sua mãe que era estéril, Santa Isabel. A cor litúrgica da festa foi o branco. A parte musical ficou por conta de Dona Rosinha Melo.
Após a invocação da Santíssima Trindade, o Ato Penitencial e o canto do Glória, a Primeira Leitura, extraída do capítulo 49 do Livro do Profeta Isaías, foi proclamada ressaltando-se a promessa profética do Senhor: "Disse Ele: 'Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra". Em seguida foi recitado um trecho do Salmo 138 com o refrão coletivo "Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!". Na Segunda Leitura, tirada do capítulo 13 do Livro dos Atos dos Apóstolos, São Paulo pregou "Antes que Jesus chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. Estando para terminar sua missão, João declarou: 'Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias". Daí o Evangelho do dia (Lucas 1,57-66) foi proclamado pelo sacerdote relatando o nascimento de João Batista: "Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso
para com Isabel, e alegraram-se com ela (...). E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: 'O que virá a ser este menino?' De fato, a mão do Senhor estava com ele." Em sua homilia, Frei Valdo falou sobre a importância da missão de São João na preparação do ministério de Cristo, como aquele que aplainou os caminhos do Senhor e chamou o povo à conversão.
A homilia da liturgia diária da CNBB argumenta que "O nascimento de João Batista nos mostra a atuação de Deus na história e que nem sempre entendemos esta atuação ou os nossos projetos são os mesmos Dele. Quando existe discordância entre a vontade de Deus e a nossa vontade, nós nos tornamos limitados e incapazes de viver plenamente na graça divina e de comunicar esta graça aos nossos irmãos e irmãs, mas quando a nossa vida é conforme a vontade de Deus, a graça divina atua em nós, a mão do Senhor está conosco e a nossa boca se abre para anunciar suas maravilhas e proclamar os seus louvores."
Depois da profissão de fé, da leitura das preces da assembleia e do Ofertório, o celebrante proclamou a Oração Eucarística, seguida do ponto máximo da distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis e da oração e bênção final. São João Batista, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário