quinta-feira, 28 de maio de 2015

Frei Ribamar celebra missa da Matriz quarta sobre servir com humildade

A humildade para o serviço foi o tema central da liturgia da missa da oitava semana do Tempo Comum celebrada na noite desta quarta-feira (27/05/2015) pelo vigário-paroquial Frei Ribamar Ferreira na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis. A animação musical ficou por conta de Dona Rosinha Melo, da Pastoral Litúrgica.
Depois do Ato Penitencial cantado e do Hino do Glória, a Primeira Leitura, tirada do capítulo 36 do Livro do Eclesiástico, foi proclamada por Mário Costa (Terço dos Homens) destacando o trecho final "Escutai, Senhor, a oração dos vossos servos, pela benevolência que tendes para com vosso povo, conduzi-nos no caminho da justiça, e que o mundo inteiro reconheça que vós sois o Senhor, o Deus de todos os tempos." Em seguida o Salmo 78 foi recitado por Benjamim Ivo Mendes (Terço dos Homens) com o refrão "Tende compaixão e olhai por nós, Senhor!". Então o Evangelho o dia (Marcos 10, 32-45) foi proclamado pelo celebrante, com ênfase nas palavras de Jesus aos discípulos: "Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos."
Em sua homilia, Frei Ribamar falou sobre como o pedido de Tiago e João, de sentarem-se um à direita e o outro à esquerda de Cristo no Reino de Deus, revela as tentações da vaidade e do orgulho que nós temos. Até na família, há irmãos que disputam a preferência dos pais para ser o mais amado, quando o certo é amar todos por igual, e nas nossas comunidades ou pastorais quando um quer mandar ou ser mais que os outros. Jesus chama os seus amigos em particular, no grupo fechado, assim como nós devemos resolver essas disputas de egos reservadamente quando aparecem, e o Mestre ensinou essa grande lição de servir com humildade, o primeiro no Reino é aquele que se torna servo de todos, pois o próprio Filho de Deus veio ao mundo para servir.
Após a profissão de fé com o Creio, a comentarista Maria Eliza Alves leu as preces da assembleia com a resposta coletiva "Atendei-nos, Senhor". Na sequência do Ofertório, Frei Ribamar proclamou a Oração Eucarística II, e depois veio o ponto máximo da distribuição da Eucaristia. A missa foi de sétimo dia de falecimento da Sra. Maria do Socorro Oliveira Serra, e lembrou também os três anos de morte de Werberth de Jesus da Silva Cardoso, pai da coordenadora da Pastoral da Comunicação Gisele Cardoso de Araujo. Antes da bênção final, o frei rezou uma Ave-Maria pelos aniversariantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário