sexta-feira, 29 de maio de 2015

Apresentado projeto de cobertura da quadra das Obras Sociais à Arquidiocese

A Paróquia São Francisco de Assis protocolou nesta quinta-feira (28/05/2015) na Cúria Metropolitana da Arquidiocese de São Luís o Projeto de Captação de Recursos para a Cobertura da Quadra do Centro de Obras Sociais Frei Antonio Sinibaldi, como candidato ao financiamento pelo Fundo Diocesano da Solidariedade no âmbito da Campanha da Fraternidade 2015, que teve como tema "Fraternidade: Igreja e Sociedade". A assessora arquidiocesana de pastorais Vera Brito recebeu o projeto em mãos, e ele será analisado durante o mês de junho.
Os proponentes responsáveis pela redação do projeto nos moldes propostos pela arquidiocese foram a Pastoral da Comunicação e a Associação de Obras Sociais Frei Antonio Sinibaldi. Assinaram o projeto o pároco Frei Valdo Nogueira, o tesoureiro do Conselho de Administração Econômica Paroquial (CAEP), Paulo Roberto Mendes de Araujo, e a representante da coordenação do Conselho Pastoral Paroquial (CPP) Conceição Brito. O projeto também foi encaminhado pelos Correios nesta sexta-feira (29/05/2015) ao setor responsável pelo Fundo Nacional da Solidariedade da CF-2015 na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília/DF.
O projeto apresentado tem como finalidade fazer parte da soma de recursos para a realização  da cobertura da quadra do Centro de Obras Sociais Frei Antonio Sinibaldi, que atende anualmente nos eixos educação, profissionalização e saúde, por meio do projeto de ações socioeducativas Beija-Flor,  em dois turnos, 200 crianças e adolescentes (de 6 a 16 anos) em situação de vulnerabilidades socioeconômicas, que  participam das seguintes oficinas: preparação da atividade escolar, brincando com  os números, texto e contexto, conhecimentos gerais, informática, esporte  e recreação, ações culturais, caminhadas, passeatas, desfiles e passeios de lazer.
São realizadas também ações formativas mensais com as famílias das crianças e adolescentes atendidos, ações que gostaríamos ampliar, utilizando para tanto a nossa quadra de esporte, sem deixar as crianças serem expostas diretamente ao sol e às chuvas. Por isso, para o fortalecimento do trabalho social paroquial, a cobertura dessa quadra fará muita diferença. Quando tivermos o recurso, a obra será executada pela empresa Eiffel Engenharia Ltda, sob planejamento de engenharia profissional, e com o auxílio de voluntários da comunidade nas áreas de acabamento em construção civil. Campanhas de arrecadação de material serão promovidas nos próximos meses pelas pastorais e movimentos da Paróquia para aquisição complementar de recursos.
O Centro de Obras Sociais é uma instituição filantrópica, mantida pelo Dízimo da Paróquia e por outras doações sistemáticas ou eventuais. Atua na comunidade da llhinha e adjacências há 30 anos, através dos eixos:
Educação - atende anualmente 200 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com ações socioeducativas no contraturno escolar;
Profissionalização - oferece cursos de capacitação profissional à comunidade, com a finalidade de geração de renda promovendo o ingresso ou o reingresso no mercado de trabalho formal ou informal autônomo;
Saúde - presta atendimento básico de saúde do pré-natal à terceira idade para a referida comunidade e adjacências, por meio do ambulatório Madre Tereza de Calcutá, que conta com médicos, dentistas e psicólogos voluntários.
Hoje o São Francisco integra diversas áreas que se tornaram densamente povoadas, e com maiores dificuldades devido às desigualdades sociais, o desemprego e subemprego, a ociosidade, a ausência de espaços para o lazer, a criminalidade, o tráfico de drogas, a violência, a falta de perspectiva e de sentido para a vida.
Doações de materiais para a obra podem ser entregues no Centro de Obras Sociais (Rua 10, N.150, São Francisco) ou na Igreja Matriz, mas quem quiser fazer doações em dinheiro pode fazer o depósito na seguinte conta do Banco do Brasil: Agência: 1639-X, conta-corrente: 39.376-2. Colaborem com o bem-estar de nossas crianças matriculadas, para que outros pequenos possam ser atendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário