quarta-feira, 29 de abril de 2015

Frei Raimundo celebra missa na Matriz sobre Jesus uno com o Pai

O vigário-paroquial Raimundo Nonato Moreira celebrou na noite de ontem (28/04/2015) a missa da terça-feira da quarta semana do Tempo Pascal na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis.
Depois do Ato Penitencial, a Primeira Leitura, tirada do capítulo 11 do Livro dos Atos dos Apóstolos, narrou a chegada dos discípulos a Antioquia e que eles começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes a Boa Nova do Senhor Jesus. Na sequência foi recitado o Salmo 86 com o refrão "Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes". O Evangelho do dia (João 10, 22-30) foi proclamado ainda no espírito do Bom Pastor com os dizeres de Cristo: "Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um."
Na sua homilia, Frei Raimundo lembrou que os cristãos não devem compartilhar das mesmas dúvidas dos judeus daquela época sobre a identidade do Messias, pois a partir da vivência do batismo somos ovelhas que reconhecem a voz do Pastor. As obras amorosas de Jesus em nome do Pai são o grande testemunho e prova de que Ele é o Salvador, mas para acreditar é preciso fazer parte do rebanho pela fé e pela intimidade com o Senhor pela Palavra e a oração. "As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão", disse Jesus. E segui-lo significa agir como pastor como ele fazia, cuidar do outro.
Como ressalta a reflexão da CNBB: "Não basta apenas falar de Jesus, é preciso obras, é necessária a vivência dos valores evangélicos, o amor precisa ser concretizado. Mas acima de tudo, é necessária a consciência de que somos participantes da divina missão de salvação dos homens e que quem realiza esta obra não somos nós, mas sim o próprio Deus, é ele quem pastoreia através de nós. Somos na verdade canais de graça para que os homens ouçam a voz de Jesus, sintam-se integrantes do seu rebanho e o sigam rumo à vida eterna."
Depois das preces da assembleia, veio o ponto alto da celebração que foi a distribuição da Eucaristia, e a seguir o padre deu a bênção final aos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário