segunda-feira, 27 de abril de 2015

Frei Raimundo celebra Missa do Bom Pastor na igreja com Seu nome

A Comunidade Jesus, o Bom Pastor, no Renascença I, encheu a igreja para a celebração do Quarto Domingo da Páscoa (26/04/2015), o Dia do Bom Pastor, na missa presidida pelo vigário-paroquial Frei Raimundo Nonato Moreira. A animação musical ficou por conta do Grupo Haylimme, reforçado pelo tecladista e cantor Rafael Rangel. Na procissão de entrada, estiveram representados os diversos núcleos e movimentos da comunidade portando seus símbolos ou bandeiras, como Apostolado da Oração, Música, Dízimo, Liturgia, Catequese, RCC e outros.
Depois da invocação à Santíssima Trindade cantada, do Ato Penitencial com aspersão da assembleia e do Canto do Glória, a Primeira Leitura, extraída do capítulo 4 do Livro dos Atos dos Apóstolos, foi proclamada por Pedro Américo de Freitas, destacando que "Em nenhum outro (além de Jesus) há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos". Em seguida, o Salmo 117 foi bem cantado por Paulo Roberto Araujo com o refrão "A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular".
A Segunda Leitura, tirada do capítulo 3 da Primeira Carta de São João, foi proclamada por Rita Anchieta, começando por "Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai." Então após o canto de aclamação, o Evangelho do dia foi proclamado pelo padre centrado nos dizeres de Cristo: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas."
Em sua homilia, Frei Raimundo ressaltou que todos nós, a partir da missão que nos foi conferida pelo Batismo, como seguidores de Jesus devemos ser bons pastores uns para os outros. Essa ordem é para cuidar dos irmãos, principalmente os doentes e os necessitados, defender a vida e a fé, importar-se realmente com as ovelhas. É um desejo de cuidar que vem do coração, e não por obrigação ou esperando retorno como fazem os mercenários. Como pastores, não podemos aceitar a realidade política do Brasil segundo a qual roubar é normal, faz parte da cultura, não, essa é a cultura do mercenário que não deve ser tolerada pelos cristãos. Cuidar da família é um imperativo nos dias atuais, para defender o nascedouro das vocações e das virtudes. O padre falou também sobre a coragem de Pedro ao enfrentar o Sinédrio, afinal o bom pastor também luta contra os lobos, deve defender as ovelhas com unhas e dentes.
Depois da profissão de fé com a oração do Credo niceno-constantinopolitano, as preces da assembleia foram lidas por Raimundo Pacheco com a resposta "protegei e fortalecei, Senhor, o vosso povo". Após o Ofertório, a Oração Eucarística, o ponto máximo da distribuição da Eucaristia teve durante a comunhão e no pós cantos em honra ao Bom Pastor. O acólito Natan Brito também leu um belo texto de meditação no pós-comunhão. Nos avisos finais, a comentarista Marinalva Garcia convidou os fiéis para a Missa da Misericórdia na comunidade no feriado desta sexta-feira (01/05/2015) às 15h e para o Chá Beneficente do Bom Pastor no dia 15 de maio às 20h, logo após Frei Raimundo deu a bênção final ao público de cerca de 160 pessoas presentes na celebração. Já publicamos no Blog vídeos com os cantos do Salmo e de pós-comunhão entoados pelo Grupo Haylimme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário