terça-feira, 24 de março de 2015

Pastoral Familiar presente no Encontro Matrimonial Mundial

Cinco casais da Pastoral Familiar da Paróquia São Francisco de Assis participaram no fim de semana (20 a 22/03/2015, de sexta a domingo) do Encontro Matrimonial Mundial de São Luís/MA, realizado na casa de retiros Oásis. A ênfase principal foi sobre o diálogo conjugal.
O Encontro Matrimonial Mundial é uma experiência projetada para casais sacramentados ou sacramentáveis, sacerdotes, religiosos/as, cujo carisma trata da renovação do relacionamento do casal e do relacionamento do sacerdote ou religiosos/as com seu povo. Fundamenta-se na comunicação denominada Diálogo sobre Sentimentos.
Acreditamos que o relacionamento de Deus com sua Igreja pode ser percebido nesta intersacramentalidade quando casais desafiam-se mutuamente através da forma de viver em plenitude seus estados de vida.
Criado na Espanha, na década de 1950, pelo sacerdote redentorista Padre Gabriel Garcia Calvo, o EMM espalhou-se pelo mundo e atualmente encontra-se em aproximadamente 100 países. No Brasil, começou no ano de 1976, com o nome de Encontro do Diálogo, e em 2003 adotou o nome original de Encontro Matrimonial Mundial.
O Encontro denominado Fim de Semana (FDS) procura animar e conscientizar os participantes sobre a maravilha de sermos o Sinal Visível do Amor de Jesus em nosso meio. Destaca-se a responsabilidade de Sermos Igreja e buscarmos a valorização de nossos sacramentos missionários, sacerdócio e matrimônio.
A especialidade do Fim de Semana é renovar a alegria das pessoas em suas vocações, iniciando a experiência pelo conhecimento pessoal, passando pelo conhecimento mútuo e alcançando a intimidade com Deus. Após FDS, o movimento oferece uma comunidade de apoio para os que desejarem permanecer no estilo de vida de diálogo e promove o engajamento efetivo dos casais nas atividades paroquiais como Igreja Viva.
Atualmente, no Brasil o EMM está presente em 30 dioceses, com mais de 90 Fins de Semana ao ano, que favorecem mais de 1000 famílias, 15 sacerdotes e 10 religiosas. Outro objetivo é despertar vocações sacerdotais nas famílias; compartilhar vivências e dinâmicas de integração familiar nas paróquias; disponibilizar experiências familiares e intersacramentais em seminários; integrar-se a movimentos afins e trabalhar pela Pastoral Familiar da Igreja em todo o Brasil.
A experiência do EMM desafia casais, sacerdotes, religiosos/as a viverem o compromisso com a missão de servir como Discípulos Missionários de Jesus Cristo, em benefício da vida e da família. Foi uma bênção para a PF-PSFA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário