sexta-feira, 13 de março de 2015

Padre Djalma celebra terceira missa do Festejo de São José

A missa do terceiro dia do Festejo da Comunidade São José foi celebrada na noite de quinta-feira (12/03/2015) pelo Padre Djalma Tuniz, que atualmente pastoreia na Paróquia Santa Paulina. Os responsáveis pela liturgia de ontem foram a Comunidade Jesus, o Bom Pastor, o Terço dos Homens, o Apostolado da Oração, e os Grupos de Jovens JUPAES e JSJ, observando o subtema "Igreja e Sociedade: convergências e divergências”. A animação musical ficou por conta do Grupo Haylimme, do Bom Pastor.
O tema geral do festejo deste ano é "Quero, a exemplo de São José, servir a Deus e aos seus filhos", e ele vai até o dia 19 de março (quinta-feira). Depois da proclamação da Primeira Leitura, extraída do capítulo 7 do Livro do Profeta Jeremias sobre a nação que não escutou a voz do Senhor, a jovem cantora Dani Fernandes entoou bem o Salmo 94 com o refrão "Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações". Após proclamar o Evangelho do dia sobre o poder de Jesus para expulsar demônios, Padre Djalma focalizou sua homilia sobre a importância da figura de São José, padroeiro da Igreja Católica e protetor das famílias. O pai adotivo de Jesus teve um papel relevante na história da salvação principalmente no Natal, quando Maria e o Menino Jesus são reverenciados como os personagens principais, mas não podemos nos esquecer de José, que se esforçou provavelmente sozinho para limpar o curral onde Cristo nasceu e O protegeu nos primeiros anos de vida, sendo reconhecido nos Evangelhos como homem justo. Até o Papa Francisco fez questão de incluir São José como menção obrigatória nas Orações Eucarísticas ao lado da Virgem Maria, como castíssimo esposo.
Depois do momento marcante da Eucaristia, o lúdico de pós-comunhão foi uma representação teatral a cargo do Grupo Jovens Seguidores de Jesus, do Bom Pastor (coordenado pelo jovem Nichollas Marçal), sobre a complicada relação do mundo de hoje entre um pai cristão e um filho rebelde, desligado da fé, que depois pela força da oração do pai encontra o caminho de Cristo por meio de um terno abraço de joelhos, um desfecho muito aplaudido pela comunidade presente.
O Festejo no Residencial Ana Jansen prossegue nesta sexta-feira com missa às 19h30min a ser celebrada pelo Padre Almir, com a liturgia sob responsabilidade conjunta da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Centro de Obras Sociais Frei Antonio Sinibaldi e do Pastoral do Batismo, trabalhando o subtema "A solicitude da Igreja por meio de pastorais sociais". Todos estão convidados! Em todos os dias do Festejo, está havendo quermesse após as celebrações. Participem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário