quarta-feira, 25 de março de 2015

Missa dos Santos Óleos será quinta-feira na Igreja da Sé

A Paróquia São Francisco de Assis convida todos os seus fiéis, comunidades, pastorais, grupos, movimentos e serviços para celebrarem junto com toda a Arquidiocese de São Luís a Missa dos Santos Óleos. Esse marco inaugural antecipado da Semana Santa espera reunir um grande número de fiéis nesta quinta-feira (26/03/2015), na Catedral Nossa Senhora da Vitória (Igreja da Sé), Centro. A missa está marcada para as 9h da manhã.
Presidida pelo arcebispo Dom José Belisário da Silva, a Bênção dos Santos Óleos reúne todos os padres incardinados e não incardinados da arquidiocese, que durante a celebração renovam os votos de obediência feitos por ocasião da ordenação sacerdotal.
Na Arquidiocese de São Luís a missa, que ocorreria no dia 2 de abril (Quinta-Feira Santa), foi antecipada para 26 de março com o objetivo de favorecer a participação de todo o clero e do Povo de Deus.
“Dessa forma, tanto o povo quanto o clero poderão participar de outras atividades durante a Semana Santa em suas paróquias”, explicou a coordenação de Pastoral.
A tradicional confraternização do clero, que ocorre logo após a Santa Missa, será na Paróquia São Paulo Apóstolo, na Comunidade São Marcos, na Ponta do Farol.
O óleo abençoado é de oliva, misturado com perfume (bálsamo). Ele é consagrado para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação.
- Óleo do Crisma. Significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma), quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo também é usado no sacramento da Ordem para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos.
- Óleo dos Catecúmenos. Significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, libertação e preparação para o nascimento pela água e pelo Espírito, para os que irão receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água.
- Óleo dos Enfermos. Usado no sacramento dos enfermos, conhecido como “Extrema-unção”. Simboliza a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa na doença e no sofrimento, ao mesmo tempo em que tem todo um significado de preparação da passagem desta vida para a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário