quinta-feira, 26 de março de 2015

Atenção às mudanças no trânsito na rua da Matriz e adjacências

As intervenções para mudança do trânsito no bairro do São Francisco não têm nenhuma ligação com o pleito do pároco Frei Valdo Nogueira junto aos órgãos públicos para que os táxis não fossem estacionados na praça da Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis. Atendendo somente a esse pedido do frei, o ponto de táxi não foi colocado na praça, mas do outro lado da rua, ainda gerando algumas complicações quanto ao estacionamento dos veículos dos fiéis que frequentam a igreja.
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), deu início na segunda-feira (23/03/2015) a alterações de sentido nas ruas visando a uma suposta melhoria do trânsito no São Francisco. O poder público municipal realizou duas modificações no retorno de quadra na Avenida Castelo Branco.
As intervenções consistem em retornos de quadra nos dois sentidos da via (bairro-centro/centro-bairro). Com a mudança, no sentido Centro-bairro, o motorista entra pela Rua Coronel Chaves (no canto do hotel Skina Spress), contorna a quadra e sai pela Rua das Paparaúbas (no Posto Hélio Viana). Já no sentido bairro-Centro, o motorista entra pela Rua Agenor Vieira (rua da Big Ben), contorna a quadra e sai pela Rua Coronel Chaves (rua da praça da Igreja), que teve seu fluxo invertido. Com a modificação, as antigas entradas e saídas de veículos foram invertidas.
Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, a ação tem o objetivo de promover a fluidez do trânsito no local, priorizando o alívio nos engarrafamentos na Avenida Castelo Branco, principalmente nos horários de pico. Será implantada uma faixa exclusiva para ônibus para supostamente beneficiar os usuários do transporte coletivo. Nas redes sociais, a mudança foi recebida com muitas críticas ao prefeito Edvaldo Holanda Júnior.
O trecho da intervenção na Avenida Castelo Branco conta com sinalização indicativa e semafórica, proibição de estacionamento, faixa exclusiva para ônibus e mudança nos postos de táxis. Para orientar os motoristas quanto às mudanças, a SMTT deslocou agentes para manter a organização do tráfego nas vias. A intervenção no São Francisco é semelhante à que ocorreu no trecho da Avenida Colares Moreira (próximo à TAM e à Big Ben do Renascença).
Pedimos aos paroquianos que não se deixem incomodar pelos problemas de adaptação às mudanças no trânsito e continuem frequentando as missas na Matriz, mesmo que tiverem de vir a pé ou precisem estacionar um pouco mais longe da igreja, usando outras ruas paralelas ou transversais à avenida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário