A igreja ficou completamente lotada e com muita gente em pé no encerramento do Festejo da Comunidade São José, celebrado na noite de quinta-feira (19/03/2015). A procissão saiu da capela no Residencial Ana Jansen às 18h40min, percorreu algumas ruas do bairro e nas suas paradas, as estações demonstraram o acolhimento de Jesus aos pecadores, representados pelo encontro misericordioso do Cristo com a mulher pega em flagrante de adultério ("Quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra) e pelo abraço Dele na jovem que interpretou o papel de uma alcoólatra, foram belos momentos teatrais dos jovens da comunidade alternados com as canções e orações do povo com dezenas de fiéis em caminhada, sendo saudados pelas pessoas nos portões e de dentro das casas. O andor com a imagem de São José e do menino Jesus seguia à frente, com os freis e o grupo de acólitos abrindo o caminho.
Após 50 minutos de procissão, o cortejo retornou à igreja para a celebração da Santa Missa de encerramento, presidida pelo vigário paroquial Frei Ribamar Ferreira, com assistência do Frei Borges, ambos vestindo o branco solene. O tema da liturgia foi o principal do festejo: "Quero, a exemplo de São José, servir a Deus e a Seus filhos". Os grupos noitantes envolvidos na liturgia foram a Pastoral da Comunicação, as Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, o Movimento Eucarístico Jovem, a Pastoral Litúrgica e a Comunidade São José, com a animação musical ficando por conta do grupo local Operário(a)s de São José reforçado por Sergio da Igreja, Gilmar Lemos e o flautista Rafael Einstein Carvalho.
A Primeira Leitura foi extraída do capítulo 7 do Segundo Livro do Profeta Samuel com a Palavra de Deus dirigida ao profeta Natã para anunciar ao Rei Davi que da descendência dele viria o Messias. Depois do belo Salmo 88 cantado com o refrão "Eis que a sua descendência durará eternamente", a Segunda Leitura tirada do capítulo 4 da Carta de São Paulo aos Romanos lembrou que "contra toda a humana esperança, Abraão firmou-se na esperança e na fé". Então, o Evangelho do dia (Mateus 1, 16.18-21.24a) foi proclamado de forma cantada pelo Frei Borges, enfatizando-se que José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.
Em sua homilia, Frei Ribamar ressaltou a tônica do acolhimento de Jesus a todas as pessoas, tão bem demonstrado nas paradas da procissão, e que essa acolhida foi aprendida pelo Cristo junto de seus pais, Maria e José. Diferentemente de Samuel, que foi educado no Santuário do Templo, a educação de Jesus foi dada na Escola de Nazaré, no seio de uma família, da mesma maneira que nós somos educados nos valores em casa, pelos nossos pais. O sacerdote enalteceu o caráter de São José como homem justo, trabalhador, que educava pelo exemplo e no silêncio como também fazia Nossa Senhora. Citando um pregador do Ceará, Frei Ribamar afirmou que Deus nos fez mais para ouvir do que para falar, por isso nos criou com dois ouvidos e uma boca só, muitas vezes as famílias entram em conflito porque alguém fala demais e solta o que não deve. O frade mencionou também atitudes santas de José que devemos adotar em nosso dia-a-dia e elogiou o esforço da comunidade.
Depois das preces da assembleia invocando a santidade e justiça do padroeiro da Igreja Católica, outro momento emocionante foi o Pai-Nosso cantado pelos fiéis que lotaram a capela, antecipando o instante sagrado da Eucaristia. No final, a comentarista Kátia Regina agradeceu a todos que colaboraram com o Festejo ao longo dos dez dias e conclamou uma homenagem especial com um parabéns cantado no aniversário da idosa que é símbolo da comunidade, Dona Zezinha (Maria José), 93 anos. O inspirado grupo musical no fim entoou a Ladainha a São José no pós-comunhão com as mulheres da comunidade ajoelhadas diante do andor florido do santo, e nessa hora Frei Ribamar alegremente aproveitou para tirar fotos da igreja cheia, da imagem, da equipe de celebração, em breve a Pascom vai querer convocá-lo como auxiliar honorário. Depois da missa, muita gente ficou para a confraternização final na quermesse com deliciosas refeições, lasanha, churrasquinho e bolos.
A Comunidade São José, representada por seu Conselho formado por Lucimeire Diniz (presidente), Kátia Regina (vice), Vicente Nunes (1o tesoureiro), Maria Benedita (2a tesoureira), Layane Diniz (1a secretária) e Ana Karina (2a secretária), agradece de coração a todos que participaram do Festejo e gostaria de contar com o retorno de todos para uma participação ainda mais marcante no ano que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário