quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Pastoral Familiar recebe formação sobre a CF-2015

A Pastoral Familiar da Paróquia São Francisco de Assis realizou na noite de quarta-feira (04/02/2015) uma reunião de formação sobre a Quaresma e a Campanha da Fraternidade 2015, que tem como tema "Fraternidade: Igreja e Sociedade" e como lema "Eu Vim Para Servir" (cf. Mc 10, 45). Depois da oração inicial e da reflexão sobre a Palavra de Deus contida no capítulo 14 da Carta aos Hebreus, o integrante da PF Edmilson Lemos Filho apresentou uma palestra sobre a CF com base na formação de que ele participou na igreja da comunidade São Marcos, próximo à Lagoa da Jansen.
Neste ano a Campanha da Fraternidade pretende recordar a vocação e missão de todo cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II. O texto base reflete a dimensão da vida em sociedade que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que “cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.
O documento está organizado em quatro partes. No primeiro capítulo são apresentadas reflexões sobre o “Histórico das relações Igreja e Sociedade no Brasil”, “A sociedade brasileira atual e seus desafios”, “O serviço da Igreja à sociedade brasileira” e “Igreja – Sociedade: convergência e divergências”.
Na segunda parte é aprofundada a relação Igreja e Sociedade à luz da palavra de Deus,  à luz do magistério da Igreja e à luz da doutrina social. Já o terceiro capítulo debate uma visão social a partir do serviço, diálogo e cooperação entre Igreja e sociedade, além de refletir sobre “Dignidade humana, bem comum e justiça social” e “O serviço da Igreja à sociedade”. Nesta parte, o texto aponta sugestões pastorais para a vivência da Campanha da Fraternidade nas dioceses, paróquias e comunidades.
O último capítulo do texto base apresenta os resultados da CF 2014, os projetos atendidos por região, a prestação de contas do Fundo Nacional de Solidariedade de 2013 (FNS) e as contribuições enviadas pelas dioceses, além de histórico das últimas Campanhas e temas discutidos nos anos anteriores.
Edmilson ressaltou o pedido do Papa Francisco para a Igreja sair das quatro paredes e do comodismo para alcançar os irmãos mais necessitados, fragilizados pelas realidades de violência, das drogas, da miséria e de desestruturação das famílias. No final da palestra, a Pastoral Familiar debateu sobre ações possíveis de serem implementadas em parceria com o Centro de Obras Sociais e a Pastoral Social no final da Quaresma, planejando realizar uma ação social relevante como recomenda a Campanha.
Depois da formação, a coordenadora Márcia Miranda apresentou o calendário de fevereiro da PF, informando que na próxima quarta-feira (11/02) não haverá reunião na Matriz às 20h, mas a espiritualidade do Terço Domiciliar da Sagrada Família, desta vez no lar da família do casal Marcos e Flávia Galeno, na Divinéia. Por fim, foi feita uma avaliação da participação da Pastoral na Assembleia Arquidiocesana Eletiva da PF como responsável pela apresentação, animação musical e liturgia. O entendimento comum foi de que o evento foi um grande sucesso, apesar do pouco tempo dado para a preparação, graças à inspiração do Espírito Santo, mas de que a PF-PSFA deve priorizar sua atuação local na paróquia e comunidades, filtrando com atenção os convites externos que receber futuramente. A atividade de arrecadação com venda de CDs, bebidas e bombons durante a Assembleia também teve resultado muito positivo e deve ser repetida em outros momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário