terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Padre Sander se emociona na missa de "até logo" no Bom Pastor

A Comunidade Jesus, o Bom Pastor, recebeu com carinho o Padre Sander Patalo para uma celebração especial de despedida do jovem sacerdote, que parte para uma nova missão dentro de um hospital no município de Marituba, no interior do Pará, mas próximo da capital Belém. A animação musical ficou por conta do Grupo Haylimme, reforçado pelo tecladista e cantor Rafael Rangel.
Vários amigos do padre vindos de diversos bairros e paróquias de São Luís (Desterro, Cidade Operária, Sé, João de Deus, São Paulo Apóstolo do Renascença II), além de membros de outras comunidades da Paróquia São Francisco de Assis, marcaram presença na missa celebrada na noite de segunda-feira (23/02/2015). Sander lembrou que a  Igreja do Bom Pastor foi onde ele mais vezes celebrou fora de sua paróquia na Cidade Operária e agradeceu a amizade de todos.
A Primeira Leitura proclamada pela ministra da Eucaristia Rosana Pimenta foi do livro do Levítico, sobre as ordens dadas por Deus a Moisés para ele transmitir ao povo conclamando-a a praticar obras de justiça. Em seguida, Graça Eugênia e o Grupo Haylimme entoaram uma bela versão do Salmo 138 ("És Deus e me conheces como sou...).
Em sua cativante homilia, Padre Sander falou sobre o amor de Deus, que nunca desiste da humanidade apesar de nossas quedas e pecados. Ele disse que gosta muito do tempo da Quaresma, mesmo com a sobriedade que o caracteriza (do roxo, de não ornamentar o altar com flores, não se cantar o Glória, uma liturgia mais  contida), pois os diversos tempos litúrgicos são uma forma de Deus se relacionar e mostrar seu amor pelos homens de uma maneira diferente, no presente caso enfatizando a necessidade de conversão. Afinal o mesmo Deus que ama é também exigente, não tolera a injustiça, no Antigo Testamento se apresenta até como ciumento, não suportando quando buscamos outros deuses. O Evangelho do dia deixou claro que a salvação depende das obras de justiça e misericórdia: dar de comer a quem tem fome, de beber a quem tem sede, vestir os nus, acolher os estrangeiros, visitar os doentes e presos, o que fizermos aos irmãos mais pequeninos é ao próprio Cristo que fazemos.
Depois das preces da assembleia lidas por Miranda Amorim, o Pai-Nosso cantado foi outro momento cativante para os pouco mais de 65 fiéis presentes, incluindo o renomado cantor maranhense Papete. No final da missa, depois da comunhão, Padre Sander fez um agradecimento emocionado à comunidade Bom Pastor, entre lágrimas e com voz embargada. Ele pediu ao Grupo Haylimme que cantasse uma música do Padre Zezinho bastante apropriada para o momento: a Canção dos Imperfeitos. Por fim, pediram a palavra para fazer suas homenagens ao sacerdote a coordenadora do núcleo de liturgia Marinalva Pacheco, o presidente da comunidade Jacinto Amorim, Tatiana Azevedo (da Sé) e o coordenador do grupo de música Paulo Roberto Araujo. O cartaz da Campanha da Fraternidade 2015 no espaço celebrativo foi muito adequado, pois o lema "Eu Vim para Servir" coube como uma luva para o homenageado.
Quem puder ir a Belém será muito bem-vindo na ocasião da celebração dos 10 anos de ordenação sacerdotal do Padre Sander, em 16 de dezembro deste ano. Depois da missa, foi servido um lanche compartilhado para o padre e os amigos no salão próximo à sacristia da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário