quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Missa e Banda Parresia fecham Rebanhão com 25 mil pessoas

Milhares de católicos entre crianças, jovens e adultos se reuniram no Ginásio Castelinho durante três dias para participar do Rebanhão 2015, um tradicional retiro de carnaval católico, organizado pelo movimento da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Na área externa do ginásio foi realizado o Rebanhãozinho para as crianças. A programação incluiu danças, brincadeiras, pregações e muita diversão. O Grupo de Oração São Francisco, da RCC de nossa Paróquia, participou vibrantemente do evento, que terminou com a Santa Missa e um grande show da banda Parresia.
Essa foi a 24ª edição do Rebanhão, e o tema de reflexão deste ano foi “Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo” (Gl 5,16a). Cerca de 25 mil pessoas passaram pelo evento até terça-feira (17/02) à tarde. O principal objetivo do encontro foi proporcionar um encontro com Deus.
O Rebanhão contou com uma vasta programação, incluindo pregações com o arcebispo de São Luís, Dom José Belizário (que celebrou nesta terça a Missa de Encerramento), o coordenador estadual do Ministério das Famílias da RCC-Ceará, Padre Robson Xavier, e o Ministro de Oração por Cura e Libertação da RCC-DF, Padre Vanilson Silva.
De acordo com o coordenador do evento, Rafael Schliebe, que está á frente da organização há mais de dois anos, relatou que foram três dias de muita adoração, louvor, animação e descontração na presença do Senhor.
Além de momentos fortes de oração, terço, missas e pregações, o coordenador destacou a realização do primeiro show da dupla pernambucana “Doidin de Deus” na capital maranhense. Composta pelos personagens Ambrósio e Grampulino, a dupla realizou um Stand Up Comedy Católico intitulado “Viver de Rir, porque morrer ninguém quer!”.
Muitos dos participantes que foram uma vez nunca mais perderam nenhum ano, é o caso da pedagoga Natália Barbosa, que já participa do encontro há 10 anos. Católica desde que nasceu, sempre participou das atividades da igreja e depois de crescida continuou sua caminhada praticando o catolicismo. Ela afirmou ao jornal "O Imparcial" que nunca gostou de festa, por isso todo ano prefere ir para o retiro. “Descobri aqui uma alegria que não acaba na quarta-feira de cinzas, ela vai muito além. Por isso continuarei voltando sempre”, concluiu sorrindo.
Porém, em meio a adultos que participam há muitos anos compareceu o jovem Erick Manoel, de 22 anos, que estava no encontro pela primeira vez.Ele contou que conheceu o movimento há oito meses e então vem participando de todas as atividades promovidas pela RCC e resolveu abrir mão do carnaval para participar do Rebanhão. “É uma sensação maravilhosa estar aqui. Eu já participei de muitos carnavais, porém aqui eu estou conhecendo a alegria verdadeira que é Jesus Cristo”, disse o jovem.
Para finalizar, o pregador Pe. Vanilson Silva explicou que o retiro congrega as pessoas e as traz para um encontro com Jesus Cristo. Também atrai os jovens e os livra de toda a violência gerada principalmente pelo uso das drogas lícitas e ilícitas. “O encontro com Jesus sempre provoca mudanças. É um momento de trabalhar a espiritualidade das pessoas”, finalizou o padre.
Na segunda-feira, segundo dia do Rebanhão 2015, o encontro iniciou-se com a oração do Santo Terço em honra à Virgem Maria, seguido de Adoração ao Santíssimo Sacramento, centro de toda a vida cristã. Logo pela manhã, o Padre Vanilson Silva (Ministro de Oração por Cura e Libertação da RCC-DF) afirmava em sua pregação: “É preciso deixar-se conduzir unicamente por Deus!”, recordando aos fiéis que os caminhos do mundo, por mais atraentes que possam parecer, não trarão felicidade. A verdadeira alegria só se encontra em Deus.
Pela tarde, a diversão foi garantida com o show de humor “Viver de rir, por que morrer ninguém quer”, apresentado por Ivanildo Silva (PE) que, sem fazer uso de palavrões, piadas ofensivas e/ou com duplo sentido, proporcionou momentos de muita descontração e risadas ao contar histórias simples do cotidiano e da vida na igreja. “É possível sorrir sem tirar a dignidade humana do outro”, afirmou.
Em outro momento de pregação, Robson Xavier (Coordenador Estadual do Ministério das Famílias – RCC/CE) falou aos fiéis sobre como é fundamental ter um coração adorador. Afirmou, ainda, que é preciso colocar nossa história nas mãos de Deus, pois Ele sabe o que é melhor.
Aconteceu também o show com da dupla “DDD – Doidin de Deus”, cantores pernambucanos que evangelizam com ritmos nordestinos. Do frevo ao reggae, com direito à dança de quadrilha por todo o Ginásio Castelinho. Os fiéis se alegraram e louvaram ao Senhor ao som da banda. Ser “doidin de Deus” significa ser louco de amor por Jesus e levar a alegria de ser de Deus aos quatro cantos do mundo. E foi isto que a dupla DDD fez neste Carnaval na cidade de São Luís: anunciou a todos esta alegria que não cessa na quarta-feira de Cinzas.
E para continuarem experimentando essa alegria, o Ministério Jovem da RCC São Luís convida todos a participarem do "Incendeia Sentinela": o pós-carnaval da Juventude carismática, marcado para o dia 22 de fevereiro (domingo) na Associação Cristo Rei, sede da RCC no Angelim.

Fontes: Ministério de Comunicação Social-RCC Arquidiocese de São Luís do Maranhão/Jornal O Imparcial/Facebook. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário