domingo, 22 de fevereiro de 2015

Abertura da Campanha da Fraternidade reúne milhares de fiéis

O evento de lançamento da Campanha da Fraternidade 2015 na Arquidiocese de São Luís reuniu pouco mais de 3 mil fiéis e dezenas de padres e diáconos no Ginásio Castelinho na tarde deste sábado (21/02). A programação de abertura da CF começou com acolhida do grupo do Encontro de Casais com Cristo e animação às 15h e, pouco depois das 17h, começou a missa presidida pelo arcebispo Dom José Belisário da Silva.
Dezenas de pessoas da Paróquia São Francisco de Assis compareceram ao lançamento, e o pároco Frei Valdo Nogueira serviu na celebração coordenando os acólitos. Na entrada do ginásio, nove agentes da Pastoral Familiar SF ajudaram na acolhida e venderam CDs com a imagem da Sagrada Família e 136 músicas religiosas.
Diversas autoridades políticas marcaram presença no Castelinho, como o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), o vereador José Joaquim (PSDB), a vereadora Helena Duailibe (PMDB) e o ex-deputado Afonso Manoel (PMDB).
Na cerimônia iniciada com a animação do apresentador Delso Cardoso, que em vários momentos conclamava a platéia a gritar o lema da CF "Eu Vim Para Servir", a irmã Cecília Amin falou sobre os projetos desenvolvidos na Arquidiocese com os recursos do Fundo Nacional da Solidariedade e a importância de as paróquias aumentarem seu empenho com uma doação expressiva na Coleta Nacional da Solidariedade, no Domingo de Ramos (29/03). Uma bela dramatização com texto, dança e música do grupo da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Cohab) com vestes brancas e flores encantou a todos antes da missa.
O evento destacou os três pontos principais da Campanha da Fraternidade: o serviço, o diálogo e a cooperação entre Igreja e Sociedade. Dom Belisário defendeu o direito à dignidade humana, ao bem comum e à justiça social. Ele falou também sobre a necessidade de uma verdadeira reforma política.
Em sua homilia já entrando na noite de sábado, Dom Belisário voltou a falar do tema da Campanha e defender a cooperação entre Igreja e Sociedade. Ele lembrou que na época do dilúvio Deus se arrependeu de ter criado a humanidade ao ver o mundo corrompido pela maldade, mas poupou os justos (Noé e sua família) para um recomeço, Ele sempre deixa uma porta aberta para recomeçarmos. Lembrando da experiência de Jesus no deserto para confrontar o mal personificado em Satanás, o arcebispo discorreu sobre os problemas sociais mais graves do Brasil atual: a explosão demográfica, a favelização que foi consequência da urbanização desordenada, a violência generalizada, as drogas que destroem a juventude, a corrupção na política, entre outros. E conclamou que neste tempo da Quaresma todos façamos um exame de consciência para sermos menos corrompidos e busquemos uma ação concreta em busca do ideal de justiça social. Ele destacou que a CNBB e mais de 100 entidades parceiras estão empenhadas em propor ao Congresso uma reforma política profunda, mas dentro das regras da democracia.
No momento da Eucaristia, dezenas de padres, diáconos e ministros da comunhão se deslocaram para todos os cantos do ginásio oferecendo o corpo e sangue de Cristo às centenas de fiéis que fizeram fila para receber o sacramento.
No final da missa, que teve animação musical do grupo da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Cohatrac) liderado pelo Padre Flávio, o coordenador arquidiocesano de Pastorais, padre Crizantonio da Conceição Silva, agradeceu a todos pela participação e citou algumas pastorais e movimentos que atuaram diretamente na realização do evento de sábado, especialmente a Legião de Maria e o Apostolado da Oração que fizeram a coleta na hora do ofertório. Ele anunciou a realização de dois grandes eventos arquidiocesanos marcados para este ano - a celebração de Corpus Christi (4 de junho no estádio Nhozinho Santos) e a visita a São Luís da réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida cultuada na maior Basílica da América Latina (de 10 a 17 de agosto). O padre pediu a participação de todos, e fez um apelo ao prefeito e ao governador Flávio Dino (representado pelo deputado e secretário Bira do Pindaré) para que grandes eventos da Igreja Católica sejam apoiados e façam parte da agenda dos governos neste e nos próximos anos. Confira mais fotos do evento em nossa página no Facebook. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário