sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Frei Ribamar celebra missa pelos seus 15 anos de sacerdócio

Na noite desta quinta-feira (19/02/2015), o novo vigário paroquial Frei Ribamar Soares Ferreira realizou uma celebração especial em ação de graças pelos seus 15 anos de ordenação sacerdotal. A missa na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis contou com a presença de vários amigos de longa data do frade e foi concelebrada pelo pároco, Frei Valdo Nogueira, e pelo Diácono Getúlio Silva.
A animação musical ficou por conta da bela voz de Ricardo Balic Silva, coordenador do Grupo de Oração da RCC Vida no Espírito da Ilhinha e membro da comunidade Santo Antônio. Em breve disponibilizaremos na seção Vídeos trechos de dois cantos, do Ofertório e da Comunhão.
Frei Ribamar usou uma casula dourada pelo caráter festivo da data, mesmo estando no tempo litúrgico da Quaresma, no qual a cor é a roxa. Depois da proclamação do Evangelho, feita pelo Diácono Getúlio, Frei Ribamar iniciou sua homilia citando uma frase marcante do Papa São João Paulo II: “Devemos olhar o passado com gratidão, o presente com paixão e o futuro com esperança”. Com essa atitude, ele fez uma retrospectiva de sua trajetória sacerdotal, que começou com o Sacramento da Ordem recebido em Pinheiro/MA no dia 12 de fevereiro do ano 2000.
Nosso novo vigário ressaltou que viver com Cristo é uma aventura, e se tivesse a chance de voltar no tempo e escolher novamente, faria a mesma coisa assumindo a vocação sacerdotal. Ele lembrou suas passagens por Fortaleza/CE, pela Paróquia Santo Antônio de Pádua (Cohajap/São Luís), pela Cohama, por Bom Jardim/MA e agora pelo São Francisco. Uma mudança marcante de realidade foi a saída de Roma (Itália), onde passou três anos estudando Cristologia e Espiritualidade Franciscana, para o interior do Maranhão, na região de mata amazônica no pequeno município de Bom Jardim, onde foi pároco por sete anos e conviveu com localidades sem energia, sem água potável, no meio do mato, com terrenos de difícil acesso. Ele lembrou que aprendeu muito com essa experiência e a construção da igreja de lá, que também se chama São Francisco de Assis. Em sua missão atual, ele se mostra disponível para ajudar a Paróquia, principalmente no consolo aos enfermos, aos que perderam entes queridos e aos necessitados em geral.
No final da celebração, falaram rendendo homenagens ao Frei Ribamar suas amigas Dona Vandinha e Conceição Andrade, ex-prefeita de São Luís, que exaltou a capacidade do frade em consolar com a Palavra de Deus nos momentos de dor e tratar com igualdade as pessoas "ditas importantes" e aquelas mais humildes. Por fim, Frei Valdo Nogueira declarou que era muito propício o Evangelho do dia, uma providência e não uma coincidência, de quem quer seguir Jesus deve negar a si mesmo, tomar a cada dia sua cruz e segui-Lo. Este é o ofício principal do sacerdote, e apesar do pouco tempo que está conosco, Frei Ribamar vem dando testemunho de disponibilidade e colaborando bastante, embora sempre haja algo mais que o Pai nos pede para fazer. Depois da missa, o "aniversariante" recebeu os amigos de perto e de longe e os paroquianos mais próximos para um momento de confraternização no piso superior. Parabéns ao Frei Ribamar por essa data especial e que Deus continue lhe dando muita saúde e felicidades, para permanecer um bom tempo em nossas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário