sábado, 28 de fevereiro de 2015

Frei Raimundo tem primeira reunião com catequistas e novos

Na noite desta sexta-feira (27/02/2015), no piso superior da Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis, o vigário paroquial Frei Raimundo Nonato Moreira comandou uma reunião de reciclagem com representantes dos núcleos de catequese de sete comunidades juntamente com a Pastoral Catequética (coordenada por Dália Aranha) para apresentar como será a sistemática de formação permanente para os catequistas da Paróquia e a metodologia de trabalho com os novos catequisandos.
Um público de 32 pessoas esteve presente, sendo 25 que já são catequistas em suas comunidades e sete interessados em serem formados para cumprir essa importante missão, em futuras turmas de iniciação cristã para os pequeninos, de preparação para a Primeira Eucaristia, de Perseverança e de preparação para a Crisma.
O estilo neocatecumenal e o método baseado no querigma, que privilegia a experiência concreta do encontro com Cristo para embasar a fé e o anúncio do Evangelho, serão desenvolvidos nas formações com uma bagagem maior sobre a Eucaristia, mas Frei Raimundo lembrou bem que "missa sem uma vivência cristã não serve de nada".
Segundo o padre, a grande dificuldade experimentada na catequese é ficar apenas no rito (mistagogia), sem promover uma experiência concreta de fé e anúncio (querigma). As formações como a de ontem devem sempre começar com a leitura da Palavra e terminar também com a proclamação do Evangelho. A leitura inicial do encontro desta sexta foi feita por Maria José Barros, da comunidade Nossa Senhora das Graças, sobre a caminhada de Jesus com os discípulos de Emaús e como eles só o reconheceram no repartir do pão. E a leitura de encerramento ficou a cargo de Jeane Alcântara, da comunidade Santa Luzia, sobre o encontro de Cristo e Zaqueu com a experiência da conversão do chefe dos publicanos.
Frei Raimundo ressaltou que primeiro temos que conhecer, andar com Jesus como os discípulos de Emaús, ouvindo a Palavra que faz nosso coração arder. Na catequese é necessário se abrir para o novo, porque quando falta a vitalidade, muitos catequisandos desistem das turmas. "Catequista é como professor, não é valorizado, porque ele dá o que tem, e não o que recebe", afirmou o frei. Como bem colocou o saudoso Papa São João Paulo II no encontro com catequistas em 1994: "Vamos voltar à Bíblia, ela nos mostra o que devemos fazer".
Além das Escrituras, os catequistas devem ler os livros recomendados de Catequese da Família, do Adulto, de Primeira Eucaristia, do Jovem de Perseverança, da Crisma e da Iniciação das Crianças. Foram entregues aos participantes da reunião diversas cópias de materiais a serem lidos, a programação das atividades de formação até julho, o projeto de formação continuada "A Nova Iniciação Cristã", um roteiro dos módulos que serão trabalhados futuramente, orações e um texto sobre a iniciação à vida eucarística. Foram formados quatro grupos separados para apresentarem na próxima reunião, marcada para a próxima sexta-feira (06/03) às 20h na Matriz, modelos de encontros de Iniciação Cristã (Grupo 1), Primeira Comunhão (Grupo 2), Crisma (Grupo 3) e Perseverança (Grupo 4).
Nos dias 18 e 19 de abril, haverá um grande Encontro de Espiritualidade dos Catequistas na Comunidade Jesus, o Bom Pastor, no Renascença I. A reunião de ontem terminou com uma bela oração na voz de todos os participantes intitulada "Se Eu Mudasse". O estilo neocatecumenal propõe justamente isso, mudar os paradigmas da introdução e iniciação à vida cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário