sábado, 21 de fevereiro de 2015

Arcebispo celebra missa de acolhida à segunda turma diaconal

Uma bela celebração presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom José Belisário da Silva, marcou o início dos estudos daquela que será a segunda turma de diáconos permanentes formada na Arquidiocese da capital maranhense. O vigário da Paróquia São Francisco de Assis Frei Raimundo Nonato Moreira foi um dos concelebrantes da missa na Igreja de Santo Antônio, no Centro, na noite de quinta-feira (19/02/2015).
Dentre os 41 integrantes da nova turma da Escola Diaconal, representa nossa Paróquia o coordenador da Pastoral do Batismo e membro do grupo musical Haylimme do Bom Pastor, Luiz Gonzaga Espínola. Ao todo serão quatro anos de preparação até os diáconos permanentes serem ordenados.
Durante a missa, Dom Belisário ressaltou a importância do “servir". Lembrou que a “identidade do diácono se encontra antes de tudo no ser e não no fazer” e acrescentou: “há consequências, que é o serviço aos irmãos”. A igreja de Santo Antônio estava tomada de familiares e amigos que vieram dar boas vindas e rezar pelos novos alunos.
Ao final da celebração, o padre Cláudio Roberto, coordenador dos diáconos e do curso, falou em nome do IESMA aos candidatos e aos familiares.
“Esses quatro anos serão de formação e também de discernimento, durante esse período vocês estarão namorando a vocação de vocês e aprendendo o real significado do diaconato”, explicou o padre, que também em nome da direção do IESMA colocou o Instituto à inteira disposição dos novos alunos com toda a sua infraestrutura e serviços oferecidos.
Em seguida, o diácono Renato Fontoura falou aos novos alunos em nome dos demais diáconos permanentes da primeira turma formada, saudando-os e acolhendo os novos colegas, mas também pedindo paciência e compreensão às esposas para que ajudem seus maridos e também perseverem nessa linda caminhada.
Esta segunda turma da Escola Diaconal São Francisco de Assis conta com 41 candidatos ao diaconato permanente. São homens casados de caminhada na Igreja, escolhidos pelos párocos, e que tiveram o consentimento de suas esposas e filhos. Depois da ordenação da primeira turma, a Paróquia São Francisco de Assis passou a contar com cinco diáconos permanentes: Getúlio Silva, Marinaldo Oliveira, Raimundo Neto, Rachid Maluf e Renato Fontoura, que agora cumpre sua missão na Paróquia São João Batista do Vinhais.

(Fonte de informações: Maura Cristina e Dorivan Lima, Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário