sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Catequistas da Paróquia se reúnem na Missa de Envio

No sábado (dia 31 de janeiro), às 19h, na Igreja Matriz, foi celebrada pelo Frei Raimundo Nonato Moreira a Missa do Envio dos catequistas da Paróquia São Francisco de Assis. Dessa missa participaram 25 catequistas, estando a sra. Dália, Coordenadora da Pastoral Catequética, à frente do evento.
Frei Raimundo explica o sentido da Missa do Envio.
“Para nós, Igreja, é importante o envio, porque todos nós somos chamados a anunciar a Boa Nova; e com o catequista não é diferente, eles são chamados, são aqueles escolhidos por Deus e cabe à Igreja, como mãe, enviar os filhos em missão. Eles vão em nome da Igreja, evangelizando de um novo jeito, o jeito de ser de Jesus Cristo, as pessoas que precisam. E justamente nós, nessa nova coordenação, queremos enviar esses catequistas a partir de um tripé, que nós chamamos de querigma, a luz de Deus, o profetismo; e depois, como discípulos missionários o Senhor envia. Subimos ao encontro com Cristo e Ele nos chama e nos envia para viver o mistério; talvez nós poderíamos chamar de mistagogia, o mistério dos sacramentos. Às vezes não vivemos os Sacramentos. Passamos por eles, mas não damos a devida importância. É como os catequistas, eles estão conosco, mas não damos a devida importância, e eles são a pedra fundamental da Igreja. Só temos outras pastorais porque passaram pelos catequistas, porque foram catequizandos. Então, é essa experiência do envio, sentir-se chamado e enviado para anunciar a Boa Nova. E eu, como sacerdote, me sinto no dever também de estar com eles, enviando, mas fazer como Jesus Cristo, acompanhar dia a após dia, ensinando os valores evangélicos", afirmou.
"Essa Missa foi de suma importância tanto para eles, como para nós, Paróquia e Igreja, já que os frades têm a missão de anunciar a Boa Nova. Estamos introduzindo o novo método, que é o estilo neocatecumenal; é a experiência com Cristo. Os grande santos, Tomás de Aquino e Agostinho, fizeram essa experiência. E, seguindo seu exemplo, também nós queremos fazê-la. O frei fica agraciado por este momento, com tamanha graça que Deus derrama sobre a nossa Paróquia e também sobre nossos catequistas. Têm a minha bênção toda especial do Deus Pai, Filho e Espírito Santo, Ele que nos ama e nos protege todos os dias”, completou.
O frei informou que haverá dois grandes momentos para a Catequese: a Missa de encerramento do ano e a missa de envio.
“Queremos, a partir deste ano, dar início a esse rito tão importante. Vamos preparar com mais ênfase”, prometeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário