terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Pascom marca presença no Encontro de Comunicadores

Cinco representantes da Pastoral da Comunicação da Paróquia São Francisco de Assis participaram do I Encontro de Comunicadores da Arquidiocese de São Luís, realizado no domingo (11/01/2015) no Centro Social do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo.

Um total de 85 integrantes de Pascons de diversas paróquias e outros grupos, ministérios e movimentos de comunicação participou do evento, que contou com o assessoramento seguro e competente da Profa. Dra. Rosane Borges, maranhense com doutorado na Universidade de São Paulo e membro da equipe que produziu o Diretório da Comunicação da Igreja no Brasil, publicado pela CNBB.
Junto com outros comunicadores da Forania São Luís Rei de França, a Pascom de São Francisco contribuiu com diversas sugestões para o início da elaboração do Plano de Comunicação da Arquidiocese. Na parte da manhã, depois de um momento de espiritualidade com a recepção da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira das Pascons no Brasil, a professora Rosane debateu com os presentes temas relacionados à comunicação da Igreja no Brasil, as novas ferramentas tecnológicas, o Diretório aprovado pela CNBB, o conteúdo das mídias brasileiras e conceitos sobre mediação do discurso, de uma maneira leve, esclarecedora e com várias anedotas.
No período da tarde, Ricardo Alvarenga, coordenador da Comissão Arquidiocesana de Comunicação, apresentou um diagnóstico sobre a situação das pastorais, movimentos e ações comunicativas na arquidiocese, destacando que no ano passado o número de grupos de comunicadores católicos ativos na Ilha de São Luís dobrou, chegando a um total de 24 círculos com diversos meios: jornais, blogs, sites, páginas no Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, murais e até iniciativas em rádio e televisão. Depois do trabalho dos grupos divididos por foranias, Rosane Borges comentou as avaliações e propostas apresentadas para o Plano, recomendando que as Pascons se concentrassem mais nos processos de transformação e no regime de visibilidade na mídia, não tanto em ações isoladas como coberturas de festejos e outros eventos. A partir daí, espera-se um grande crescimento da comunicação interligada em nível arquidiocesano em torno dos eixos Formação, Articulação, Espiritualidade e Produção.
Profissionais da Rádio Educadora AM estavam presentes no Encontro e abriram espaço para as Pastorais veicularem com maior frequência conteúdos locais na programação arquidiocesana. No final do Encontro, o padre Gutemberg Feitosa, pároco do Santuário de São José de Ribamar, celebrou a missa do Batismo do Senhor renovando o entusiasmo dos comunicadores para levarem a Boa Nova de Cristo a todos os recantos. Está de parabéns a comissão organizadora pelo sucesso do evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário